Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Leitura e Produção Textual: Incentivo à Escrita Literária
Autores
LARA NANTES HYBNER FERREIRA (Autor)
Maria Carolina de Bellis Correa das Dores (Co-Autor)
Luiz Antônio Prazeres (Orientador)
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Letras, subprojeto Leitura e Produção Textual no Ensino Fundamental e Médio, em desenvolvimento no Regime Semiaberto do Sistema Prisional de Ouro preto, que funciona como uma extensão da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, na cidade de Ouro Preto, tem por objetivo principal contribuir para o ensino e o aprendizado de estratégias de leitura e de produção de texto em língua materna nos ambientes intra e extraescolares dos estudantes. De acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (PCNs), deve-se garantir aos cidadãos meios que os subsidiem para utilizar habilidades fundamentais no uso da linguagem: oralidade, leitura, escrita, análise linguística e literatura. Dessa forma, buscamos fugir do sistema tradicional de ensino, no qual a simples reprodução de conhecimento por parte dos educadores e sua reprodução pelos educandos coloca o professor em sala de aula como única fonte de conhecimento e verdade. Visamos, portanto, a partir dos mais diversos gêneros literários, tanto em seu perfil de entrada, veiculados em suportes consagrados para a leitura, como em seu de perfil de saída, os textos produzidos pelos estudantes, iniciar um pensamento crítico na construção de conhecimento dos alunos. Quanto à metodologia, utilizamos como base de nosso trabalho textos clássicos e contemporâneos da literatura brasileira, a fim de que o aluno tenha embasamento apropriado para a produção individual e coletiva de textos criativos, sendo o projeto desenvolvido em aulas dialógicas para que alunos e bolsistas pudessem interagir debatendo sobre diversos assuntos atuais, com o intuito de produzir textos nas características de qualquer gênero literário. Com o auxílio dos bolsistas, a posterior produção artesanal do livro em formato de zine pode ser confeccionada e concluída pelos próprios alunos do Sistema Prisional.
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