Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
Área: MOSTRA PIBID
Subárea: PIBID
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
O espaço escolar a arte e seu ensino |
Autores |
TATIANE GOMES DE ANDRADE (Autor) Bárbara de Fátima Silva (Co-Autor) Acevesmoreno Flores Piegaz (Orientador) |
Resumo |
O presente trabalho tem o intuito de refletir sobre as práticas desenvolvidas pelo PIBID Teatro na Escola Municipal Izaura Mendes (Ouro Preto-MG) no ano de 2017. O ensino de Artes na escola se articulou a partir de uma abordagem polivalente, contemplando as linguagens de teatro, música e artes visuais. Na disciplina surgiram projetos, que em suas concepções potencializaram práticas para além do ambiente da sala de aula, foram eles: A “Rádio no Intervalo” e o projeto de revitalização de uma área de uso comum, transformando conteúdos, competências e habilidades através da vivência em experiências coletivas na escola. A rádio no intervalo consistiu em atividades pedagógicas desenvolvidas sobre música em sala de aula, onde cada turma deveria escolher um estilo musical, estudar sua história e principais representações artísticas e apresenta-las no formato de um programa de rádio durante o intervalo, tornando esse um espaço de interação e fruição dos estilos musicais estudados. O projeto de revitalização surgiu a partir da proposta de se trabalhar com artes visuais, e os próprios alunos sugeriram a modificação de um espaço degradado da escola que estava em desuso. Seu planejamento e execução articulou os saberes teóricos e as práticas das disciplinas de artes, matemática, geografia e biologia, além da direção e colaboradores da instituição, no geral. O projeto ainda está em andamento, e se encontra na fase de planejamento visual e preparação do espaço e, posteriormente será realizada a pintura do local a partir das produções artísticas dos próprios alunos, empregando a técnica do stencil. O local abrigará a horta da escola e o objetivo é a revitalização do ambiente escolar em questão propiciando uma experiência estética mais agradável aos estudantes e demais agentes escolares, assim como envolver nessa experiência reflexões sobre pertencimento e coletividade. |