Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
OFICINA DE RECURSOS DIDÁTICOS: ESTUDO DE CASO E APRENDIZAGEM
Autores
LEILA APARECIDA DIAS FRANCISCO (Autor)
FERNANDA APARECIDA DE OLIVEIRA RODRIGUES SILVA (Orientador)
Resumo
O trabalho se desenvolveu junto à disciplina Oficina de Recursos Didáticos (EDU 519) no Laboratório de Práticas Pedagógicas Profa. Hebe Rola do Departamento de Educação, no período de junho a agosto do corrente ano. O objetivo da monitoria foi associar aos estudos, à elaboração e à utilização de recursos didáticos situações de dificuldade de aprendizagem escolar extraídas dos estágios supervisionados e/ou de situações de trabalho não diagnosticadas por profissionais da área médica. A metodologia de estudo das dificuldades de aprendizagem foi o Estudo de Caso. Estudo de dificuldade de aprendizagem sem laudo clínico é um viés inovador na disciplina. A função da monitora foi dar suporte durante as aulas auxiliando aos alunos a constituírem os casos, tirando dúvidas com relação aos dados a serem expostos, pesquisando e elaborando recursos pedagógicos para cada caso estudado, ajudando aos alunos a manterem um caderno de estudos e uma caixa para guardar os recursos. Os casos de dificuldade de aprendizagem foram constituídos guardando anonimato do sujeito e da escola. No decorrer da disciplina os casos propostos foram estudados previamente nos encontros de monitoria com intuito de fornecerem elementos ao acompanhamento do estudo em sala. A partir daí, quatro etapas foram estipuladas a serem seguidas como metodologia do estudo de caso: constituição do caso, discussão em grupo, levantamento de hipóteses acerca do porquê da dificuldade e escolha dos recursos didáticos para intervenção. Foram estudados sete casos de crianças, jovens e adultos com diversas dificuldades, os quais coincidiram quanto à restrita aquisição da escrita e da leitura, dentre outros fatores. Ao final houve exposição dos estudos de caso junto aos recursos elaborados. A experiência como monitora da disciplina foi um aprendizado que até então não havia tido no curso. Para as futuras turmas deixamos um protocolo das etapas a serem seguidas, o que facilita os estudos de casos.
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