Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Desenvolvendo a linguagem acadêmica: curso de redação para os alunos do curso de Licenciatura em História
Autores
PLINIO CARVALHO DE SOUZA JUNIOR (Autor)
LUISA RAUTER PEREIRA (Orientador)
Resumo
O presente projeto Pró-Ativa visa sobretudo à diminuição da evasão acadêmica no curso de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Ele consiste na realização de atividades extraclasses pelo aluno-bolsista, estudante de Letras, durante as disciplinas eletivas ministradas pela orientadora do projeto, cujas discussões tangem a prática de produção de texto, isto é, estudam-se assuntos concernentes às teorias da gramática tradicional/normativa, aos elementos de textualidade presentes nas redações, bem como às discussões sobre gêneros textuais acadêmicos. Essas atividades realizadas pelo bolsista giram em torno da correção de exercícios relacionados à disciplina, do auxílio ao aluno na hora da sua produção textual e, também, da preparação e realização de aulas expositivas extraclasses que abordam e reforçam o conteúdo estudado. Dessa forma, as disciplinas buscam sanar uma defasagem presentes nos cursos de graduação de Humanas (exceto Letras, obviamente), que lidam constantemente com a necessidade de produção de redações, e, no entanto, não possuem disciplinas específicas em que se possa discutir e desenvolver essa habilidade tão necessária. Até o fim do projeto serão ministradas quatro disciplinas (duas por período), que são destinadas sobretudo aos calouros do curso. Assim sendo, o projeto contribui para a melhoria da graduação em História e, por conseguinte, diminui o nível de evasão do curso, haja vista que, como é sabido, os problemas de escrita apresentados pelos alunos lhes geram graves problemas de autoestima, que, por sua vez, causam o desestímulo que costuma acarretar a não permanência na academia.
Voltar Visualizar PDF