Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Educação Física
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Planejamento dos conteúdos da coordenação motora no ensino básico em Ouro Preto |
Autores |
KAISA APARECIDA CAMPOS BATISTA (Autor) Hygor Cordeiro Fontes (Co-Autor) Siomara Aparecida Silva (Orientador) |
Resumo |
A Educação Física Escolar (EFE) configura-se como um cenário aberto que possibilita o desenvolvimento de capacidades e habilidades motoras, as quais vão contribuir para a formação de um ser humano ativo e saudável no meio social. Os estudos da capacidade de jogo se fazem necessário na EFE devido os esportes coletivos serem o conteúdo hegemônico. O planejamento das aulas é necessário para alcançar os objetivos cabíveis a cada faixa etária. Assim, planejar, aplicar e avaliar os conteúdos da capacidade de jogo contribui com a melhoria do rendimento esportivo. Esse relato teve como objetivo demonstrar os quantitativos que foram possíveis na realidade da EFE. Foram ministradas 20 aulas planejadas pelos pesquisadores para o desenvolvimento da capacidade de jogo, em duas turmas do oitavo ano em uma escola da rede pública de ensino. O desenvolvimento da capacidade de jogo foi proporcionado em 40% das aulas com jogos de inteligência e criatividade tática, 30% de capacidade tática básica, 15% de estruturas funcionais e 15% de habilidades técnicas. Assim, apesar das dificuldades administrativas da escola foi possível observar que o conteúdo contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de jogo, através de aulas planejadas. A sistematização do conteúdo é necessária ao longo do processo de ensino. |