Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes Cênicas

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
A Mediação Teatral na escolas públicas de Ouro Preto-MG.
Autores
ISABELLE CORNELIO BALBI SOZA (Autor)
Davi de Oliveira Pinto (Orientador)
Resumo
A pesquisa teve como finalidade investigar a mediação teatral com professoras e crianças de 1º a 5º Ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Ouro Preto - MG. Adotando algumas características da metodologia da pesquisa-ação, trabalhou-se a partir de alguns caminhos estudados, por exemplo, questionando se o que se estava trabalhando na sala de aula seria de fato mediação teatral, uma vez que essa se constitui, a princípio, em uma preparação para a ida ao teatro e um desdobramento depois da ida ao teatro. A mediação anterior seria a construção de um conhecimento prévio ligado à cena ou espetáculo a ser visto, mas não da forma tradicional das escolas que, em geral, apenas abordam o conteúdo da peça, e sim fazendo brincadeiras e jogos que continham alguns elementos da apresentação artística. A mediação posterior seria a mediação de conversa e busca de compreensão sobre a peça assistida. Enfrentaram-se grandes dificuldades para fazer todo esse percurso metodológico, pois eram necessárias apresentações de espetáculos ou cenas infantis na cidade que fossem acessíveis, mas quase não houve o que mostrar aos participantes da pesquisa fora da escola. A cidade de Ouro Preto não tem uma programação teatral contínua e, muito menos, voltada para a faixa etária das crianças participantes. Foi possível apenas aproveitar uma cena criada em uma das disciplinas do curso de Artes Cênicas - Licenciatura da UFOP, realizando assim as mediações anterior e posterior. Conclui-se que os objetivos iniciais não eram compatíveis com as condições do campo de pesquisa, ainda que as atividades teatrais realizadas nas escolas tenham sido bons processos de aproximação à arte teatral, além de um convívio muito rico em trocas com as professoras e crianças participantes.
Voltar Visualizar PDF