Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Ensino de Histórias das Religiões: uma perspectiva histórico-cultural
Autores
RONAN AGAPITO DE LIMA (Autor)
Micaela Rodrigues dos Santos (Co-Autor)
Juliana Camilo Domingues (Co-Autor)
Marcelo Santos de Abreu (Orientador)
Resumo
O projeto História das Religiões consiste no ensino da religião a partir de uma interpretação histórico-cultural. Essa perspectiva enfatiza a pluralidade e a diversidade das manifestações da fé. Ele foi desenvolvido pelo Pibid História com os alunos do 7º ano da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa em Ouro Preto. A proposta do trabalho se expressa por meio do estudo de 8 formas diferentes de vivência e expressão religiosa, a saber: Islamismo, Catolicismo, Judaísmo, Candomblé, Umbanda, Budismo e religiões dos Maias e Astecas. A partir do contato com essas crenças pretende-se fornecer as bases para serem trabalhados temas transversais como alteridade, tolerância ativa, respeito e valorização das diferentes formas de expressão religiosa. Além disso, a ordem dos conteúdos se baseia na sequência didática do currículo escolar do 7º ano. As ações se constituíram em aulas expositivas, leituras de contos e mitos fundadores, atividades artísticas e visitas extraescolares. Essas atividades foram registradas em um caderno de História das Religiões, confeccionado pelos estudantes, a fim de auxiliar no processo de letramento. Inicialmente, por meio de uma aula expositiva, apresentávamos aos alunos os conceitos principais da religião ou prática religiosa estudada. Em seguida, a leitura de contos e dos mitos fundadores oferecia a aproximação com a cultura religiosa do outro e fornecia bases para cimentar as exposições teóricas. Nas atividades artísticas, a ênfase recaiu na pintura dos orixás, confecção de mandalas e oficina de meditação. Por fim as atividades extraescolares se constituíram de uma oficina na Casa do Pilar/ Setor educativo do Museu da Inconfidência, sobre “Meu Lugar na História” e uma visita à Igreja Nossa Senhora do Pilar. A partir da confecção do caderno e das atividades podemos perceber resultados que além de fornecerem uma experiência para a profissão docente, auxiliaram na constatação de dificuldades comuns aos anos iniciais do ensino fundamental.
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