Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Produção de revista eletrônica na temática das africanidades |
Autores |
JESSICA JORDANIA MARCAL MACHADO (Autor) Kassandra da Silva Muniz (Orientador) |
Resumo |
Este projeto teve como objetivo elaborar uma revista eletrônica acadêmica com periodicidade trimestral com materiais teóricos, artísticos e pedagógicos sobre aspectos da cultura africana e afro diaspórica a ser divulgada nos sites internos da UFOP e nos sites das Secretarias de Educação de Mariana e Ouro Preto, até dezembro serão publicados duas edições que já estão nas últimas etapas de construção. No processo de produção da revista desenvolvi a função de fazer os levantamentos de como outras revistas funcionam, leitura dos artigos do evento, seleção, formatação e ajuda na editoração dos mesmos. Contamos tambémRe com a participação de alunos dos cursos de Jornalismo, Letras e História o que agrega ao projeto o caráter multidisciplinar. A revista contará com a sessão Afropesquisando na Graduação, valorizando, divulgando e abrindo espaço também para publicações de trabalhos de graduandos. Cabe pontuar que, no decorrer de seu desenvolvimento os rumos iniciais mudaram e o projeto foi desenvolvido em conjunto com o Projeto e Implementação de um Software Educacional para o Ensino e Conscientização de Questões Étnicos-Raciais, que tem como objetivo atender a demanda de soluções tecnológicas e objetos de aprendizagem e propõe a partir da realização de atividades lúdicas, o estudo da biografia de algumas das mulheres negras que se destacaram na construção da história do Brasil e do mundo. A parceria entre os projetos se dá pela convenção de seus objetivos gerais. Ambos visam a viabilização de divulgação de materiais e informações acerca da cultura africana e afro diaspórica e acerca das questões de gênero, o que permite a intersecção de discussões de grande relevância, tornando possível a ampliação do repertório teórico-metodológico dos cursos de graduação da UFOP nas referidas temáticas. Os dois projetos contam com a parceria do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas da UFOP |