Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos
Autores
LETICIA BERNINI CANTON (Autor)
Celia Maria Fernandes Nunes (Co-Orientador)
Nilzilene Imaculada Lucindo (Co-Autor)
Regina Magna Bonifácio de Araújo (Orientador)
Ana Paula Gonçalves (Co-Autor)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar dados parciais da pesquisa desenvolvida com alunos egressos do curso de Pedagogia/UFOP, identificando o perfil e a formação acadêmica desses licenciados. Buscou-se ainda investigar a função profissional desses egressos, formados num curso instituído após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP Nº1/2006. A pesquisa utilizou como metodologia a abordagem qualitativa utilizando de análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo para a constituição de um banco de dados e informações. Os participantes, 70 egressos que se formaram na UFOP entre 2012 a 2015, responderam um questionário online contendo questões abertas e fechadas. Os dados dos questionários mostraram que esses egressos são em sua maioria mulheres (94,3%), de cor parda (37,1%), solteiras (55,7%), cursaram o Ensino Fundamental e Médio em escola pública (82,9% para o Ensino Fundamental e 78,6% para o Ensino Médio) e que não adquiriram nenhuma habilitação profissional de nível médio. Constatamos que grande parte desses egressos (72,9%) ingressou na UFOP e concluiu a graduação com idade entre 20 e 30 anos. Além do perfil, o estudo dessa pesquisa contribuiu também para a análise da formação acadêmica dos egressos, bem como o ingresso no mercado de trabalho, já que a maioria está trabalhando (75,7%) e atuando no campo educacional (72,9%) em instituições públicas de ensino. Os resultados também nos mostraram a ocorrência de evasão de alunos que entram no curso de Pedagogia. Com essa pesquisa esperamos contribuir com a discussão e reflexão acerca do curso de Pedagogia ofertado pela UFOP, indicando suas potencialidades e suas fragilidades.
Voltar Visualizar PDF