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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Avaliação das contribuições do PIBID para a formação docente: uma análise da vivência de bolsistas e voluntários do PIBID/Ciências Sociais da UNESP Marilia.
Autores
Julianne Cassia Santos Gonçalves (Autor)
Isabelly Cristina Soares Rodrigues (Co-Autor)
Maria Valéria Barbosa (Orientador)
Resumo
Esse texto tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da importância do PIBID na formação dos licenciandos em Ciências Sociais – Unesp de Marília, a partir das experiências que bolsistas do PIBID têm tido com alunos da escola estadual. A discussão é a partir do ponto de vista dos graduandos que atuam no PIBID, baseando-se, especialmente na formação docente, identificando como essa experiência colabora para aproximar o espaço de formação e o exercício profissional. Os grupos de discussão com os graduandos foram utilizados nos procedimentos metodológicos, pautando-se no método da observação participante, onde há uma integração entre o pesquisador e o objeto de estudo, com o intuito de absorver as experiências no âmbito da pesquisa e suas significações. Assim o PIBID possibilita um espaço de construção de conhecimentos, que é privilegiado pela relação entre a instituição de ensino de educação básica e a universidade pública. De acordo com os graduandos a experiência com os alunos da escola tem proporcionado uma nova concepção de ensino e aprendizagem, um maior aprofundamento prático profissional, estreitando a distância entre a teoria e sua prática nas salas de aula. A autonomia dada aos bolsistas na produção de novas formas de ensinar sociologia, os incentivando a pensar para além do que é proposto pelas ferramentas educacionais, tem se revelado um diferencial no processo de formação de professores. Observar-se um maior enriquecimento de ideias e contribuições, onde os bolsistas e voluntários produzem textos didáticos e sugerem diversas atividades, como pesquisas de campo e elaboração de documentários e os alunos da escola mais participativos e interessados em aprender Sociologia. A relação entre aluno e professor vem se mostrando, a cada dia, mais próxima, oferecendo aos pibidianos mais segurança no momento de ensinar, possibilitando experiências únicas, construindo um novo olhar sobre o âmbito escolar e suas práticas.
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