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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Saúde

Título
Programetes para Rádio UFOP: Programa AbertaMente
Autores
MARIANA FONTES PEREIRA (Autor)
Ricardo L. N. Moebus (Orientador)
Resumo
Resumo: Programas gravados previamente (programetes) com duração de 60 a 180 segundos, no gênero “crônica”, expressando as opiniões pessoais do especialista com mais de vinte anos de experiência profissional acerca dos temas ou relatos do público. Justificativa: Promover o debate permanente sobre a saúde mental, tendo como fonte as demandas da comunidade e opinião do especialista. Na forma de programetes acessíveis pela Rádio UFOP com intuito de viabilizar o diálogo, o programa constitui uma ferramenta de apoio e suporte às questões relativas ao tema e desmistificação dos transtornos mentais, contribuindo para inclusão social. Objetivos: Intensificar o debate crítico na cidade e região sobre questões relativas à saúde mental, como políticas e serviços de saúde mental, com intuito de reduzir o preconceito social proporcionando qualidade de vida aos portadores de transtornos mentais e seus familiares. Metodologia: Programa de esclarecimento e debate sobre temas relacionados à saúde mental, que incorpora desde dúvidas às questões diagnóstico-terapêuticas (depressão, uso de álcool e drogas, esquizofrenia, síndrome do pânico, etc) até políticas de saúde mental, funcionamento dos serviços de saúde mental, alternativas e propostas possíveis para se enfrentar os transtornos mentais. Desenvolvimento dos temas através de interação com o público ouvinte da Rádio UFOP Educativa. É divulgado o canal de comunicação da Rádio UFOP através do qual o público fará contato interagindo com o programa. O material produzido pelo público é analisado pelo professor responsável servindo de alicerce para formulação dos programas subsequentes. Conclusão: Há forte demanda social por informações e apoio aos portadores de transtornos mentais. O programa constitui uma oportunidade de integração Ensino-Serviços de Saúde Mental-Comunidade, aproximando e criando um diálogo que inclua perspectivas dos vários atores que vivenciam de diferentes maneiras questões relativas aos transtornos mentais.
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