Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Gazeta de Ouro Preto - Notícias online direto século XIX
Autores
DIEGO ROBERT GOMES (Autor)
Janete Flor de Maio Fonseca (Orientador)
Resumo
O projeto que se intitula, Gazeta de Ouro Preto - Notícias online direto século XIX, tem o objetivo de apresentar informações sobre o cotidiano, modo de vida da população local e visitantes, que estiveram em Ouro Preto durante o século XIX, afim de contribuir para discussões sobre História da cidade, Educação Patrimonial, o Turismo e a popularização do conhecimento científico. O projeto também visa auxiliar na reflexão pedagógica e a produção de material didático para o Ensino da História para os alunos de História e Pedagogia.O uso de toda uma diversidade de fontes é algo legitimo para história. Segundo Le Goff (1989) já alertava que tudo que já foi produzido pelo homem ganha importância histórica quando iluminado pelo pesquisador. Assim, os jornais sempre foram documentos privilegiados para a pesquisa em História. Sendo uma fonte histórica importante, também podem se transformar em importante elemento de divulgação e popularização do conhecimento histórico e com a utilização de uma linguagem mais clara, sistematizando uma serie de informações importantes, que chegam ao leitor em momentos de descanso e lazer. Por outro lado, a formação do futuro docente, trabalhar com jornais pressupõe um leque de conhecimentos, informações e linguagens a serem concebidas pelo leitor. Primeiro é preciso reconhecer as intencionalidades do jornal como documento, seu papel de mediador cultural, e ainda suas escolhas narrativas, todos os temas importantíssimos para conhecermos sobre a História. Essa proposta ainda coloca em discussão, para os professores, como são produzidas as mídias e o necessário uso critico que se deve fazer da mesma. A Gazeta de Ouro Preto, partindo desses ideais, servirá assim como depositório critico de informações sobre o século XIX ouro-pretense, mas também como experiência metodológica para formação do professor, e material didático para uso na educação básica. O fato de ser experimentado no interior de disciplinas docentes, EAD 273 e EAD 274.
Voltar Visualizar PDF