Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Subárea: Ciência da Computação
Órgão de Fomento: Centro Universitário de Belo Horizonte
Título |
Trysta: Uma aplicação web gameficada para grupos de estudo e integração aluno-professor |
Autores |
Luiz Henrique Cardoso (Autor) Maurilio Barboza Marins (Co-Autor) Leandro Santiago Gomes (Co-Autor) Daniel Campos Sampaio dos Santos (Co-Autor) Rafael Felipe Silva (Co-Autor) Lúcio Dário da Rocha Ferreira (Co-Autor) André Luiz Gomes Lages (Co-Autor) Michel Dassan de Jesus Fonseca (Co-Autor) Jaqueline Faria de (Orientador) |
Resumo |
Trysta é uma plataforma educacional inspirada no Método Trezentos (Ricardo R. Fragelli) que, através de múltiplas regras de negócio testadas e adaptadas, atua como agente facilitador e difusor do conteúdo ministrado em sala de aula. Visto que cada aluno tem aptidões, perfil psicológico e disponibilidade singulares, o domínio do conteúdo esbarra não só na vontade do mesmo, mas também nas suas habilidades sociais e de comunicação. Por outro lado, professores encaram problemas que afetam seu trabalho de forma igualmente impactante, como cronogramas estritos, afinidades distintas com soluções computacionais e abordagens que nem sempre são de fácil compreensão para todos os alunos. Considerando o cenário descrito e se inspirando no Método Trezentos, a plataforma atua em etapas, sendo que no início analisa os alunos de uma turma e os divide em grupos equiparados com aptidões individuais variadas, onde o aluno com maior aptidão se torna responsável pelo aprendizado dos colegas, oferecendo a possibilidade de aumento real da nota com uma prova ao final da etapa. A plataforma oferece ferramentas de chat, submissão de conteúdo e exercícios (por alunos e professores), loja com moeda interna, fóruns de discussão, sistema de pontuação, modelos de atividade personalizáveis, ferramenta de previsão de tendência com ajuste de curva e gerador automático de relatórios. Trysta se apresenta como uma aplicação circunspecta, que serve como ambiente educacional social colaborativo, fomentando o estudo autônomo e a colaboração entre alunos, como ferramenta de gestão de turma, auxiliando o professor a identificar as dificuldades dos alunos e também aplicar metodologias de ensino personalizáveis e, por último, como catalizador do desenvolvimento do senso de cooperação e estreitamento de laços. |