Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Seminário de Monitoria
Área: MOSTRA MONITORIA
Subárea: MONITORIA
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
Monitoria em Nutrição Materna – NCS 140 |
Autores |
BRUNA SILVEIRA BRAGA (Autor) Marília Alfenas de Oliveira Sírio (Orientador) |
Resumo |
Introdução: A disciplina Nutrição Materna é constituída de 3 aulas teóricas e 2 aulas práticas semanais. As aulas práticas consistem de atividades em sala de aula, como: cálculo de dietas, apresentação de seminários, realização de grupos de discussões e de dinâmicas de grupos. Além disso, cada aluno faz um trabalho de acompanhamento nutricional de uma gestante, que é realizado no Ambulatório de Nutrição. Esse acompanhamento requer supervisão contínua e individualizada pelo professor, por se tratar de um trabalho que terá grande impacto na saúde do binômio mãe/filho. Assim, é importante a participação de alunos monitores que atuarão, junto ao professor, como facilitadores do processo de aprendizagem do conteúdo programático da disciplina. Objetivo: Auxiliar na realização das atividades práticas da disciplina Nutrição Materna (NCS 140). Metodologia: A monitoria foi realizada mediante encontros semanais na Escola de Nutrição, presenciais e eventualmente via internet. Utilizou-se acompanhamento individual ou em grupo, a depender do tipo de atividades práticas. Resultados: Com esta atividade foi possível aprofundar nos conhecimentos da disciplina, auxiliar os alunos em atividades realizadas durante as aulas práticas, como cálculos de dietas e exercícios, auxiliar os alunos nas pesquisas científicas em bases de dados via internet, auxiliar os alunos na preparação de seminários, propor grupos de discussões de assuntos das avaliações, sanar dúvidas dos alunos em horários extra-aulas, de forma presencial e via internet, acompanhar os alunos em atendimento individualizado à gestante, redigir relatório final de monitoria. Conclusão: A atividade de monitoria trouxe ganhos tanto para o monitor, quanto para os alunos. O desejo de seguir carreira profissional na clínica abordada pela disciplina tornou-se ainda mais evidente ao monitor, ao auxiliar o professor nas atividades práticas da mesma e o rendimento da turma foi bastante satisfatório. |