Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
" A colonização sob outro olhar"
Autores
ANA VERENA DINIZ DUARTE (Co-Autor)
Marcelo Donizete da Silva (Orientador)
ALISSON FELIPE TIAGO (Autor)
Resumo
O projeto “Colonização sob um outro olhar” desenvolvido na Escola Desembargador Horácio Andrade, Ouro Preto, é um dos subprojetos do PIBID-Afro. O tema “colonização” ainda é pouco explorado nas escolas de maneira crítica, voltando-se para o olhar do colonizado. Foi apresentado aos estudantes conceitos básico sobre a colonização, para que os mesmos pudessem perceber no cotidiano da escola na sua vivência com o bairro, estruturas e comportamentos que reverberam o processo cruel de colonização instituído, bem como, a presença africana abafada e negada como consequência desse processo. Sabemos que Ouro Preto é segunda cidade com a maior população negra do Brasil. Toda sua composição, construção, cultura e culinária tem influência direta e indireta da população africana trazida para o Brasil, pelo tráfico negreiro, para exercer o trabalho escravo. O que explicitamos no projeto, não é só os mecanismos de manipulação e tortura feito pelo colonizador, mas a inteligência inquestionável dos escravizados em diversos âmbitos da cidade de Ouro Preto e principalmente do Bairro Alto da cruz, onde a escola está situada. Analisando desde a língua, costumes cotidianos e construção de minas, o projeto visa colocar a inteligência negra em foco, desconstruído o imaginário colonizador que institui a essa população apenas o trabalho braçal, esquecendo e escondendo a presença negra no processo de construção deste país. A preocupação com a metodologia também nos cercou na realização do projeto, para além da sala de aula, experimentamos a vivência no bairro e na cidade, alternando entre aulas teóricas e práticas, incluindo na nossa didática jogos interativos, visitação a duas minas e confecção de murais, visando uma maior participação dos estudantes na construção do saber. O projeto busca a troca de conhecimento, a educação voltada para vivências reais e desconstrução de um olhar branco sobre a história de Ouro Preto e sobre o bairro dos próprios estudantes.
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