Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
GESTÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores
MARCELA SANTOS OLIVEIRA (Autor)
FÁBIO AUGUSTO RODRIGUES E SILVA (Orientador)
LEANDRO MÁRCIO MOREIRA (Co-Orientador)
TÚLIO FERREIRA MARCOS GOES (Co-Autor)
GILMAR PEREIRA DE SOUZA (Orientador)
Resumo
Aulas experimentais podem envolver substâncias químicas nocivas ao ambiente. Quando são utilizados materiais que podem possuir caráter tóxico, esses não devem ser descartados em lixo comum ou rede de esgoto. Por isso, resíduos químicos devem ser recuperados para reutilização ou descarte adequado. Uma das ações do subprojeto PIBID Interdisciplinar de Ciências consiste em realizar a experimentação em escolas, com séries do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Na escola parceira havia um laboratório desativado, usado como depósito há quase 15 anos. A partir da constatação dessa realidade e da intenção de reativar e utilizar o laboratório foi necessário iniciar um projeto de reutilização e descarte de mais de 80 reagentes com características que variam desde validade ultrapassada, frascos em péssimas condições, até reagentes sem rótulos de identificação. Com a colaboração do Prof. Gilmar Souza foram estabelecidas as seguintes etapas de trabalho: 1) separar os reagentes com rótulo dos que estavam sem identificação; 2) identificar dentre os reagentes com rótulo aqueles em condições de serem usados na escola ou serem doados para laboratórios da UFOP; 3) buscar na literatura experimentos adequados para a educação básica a fim de utilizar os reagentes com rótulo e em boas condições; 4) realizar uma caracterização preliminar dos reagentes não identificados, a fim de propiciar um descarte adequado, sendo que já foram concluídas as etapas 1, 2 e 3. A experimentação tem caráter extremamente importante, porém não se deve negligenciar o meio ambiente em prol disso. A gestão de resíduos químicos contribui diretamente para uma educação socioambiental dos licenciandos e dos alunos, pois favorece a percepção da química como uma ciência e o fazer consciente desenvolve a percepção crítica e a mudança de atitude dos indivíduos.
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