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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Título
TENDÊNCIAS E MUDANÇAS NA HISTÓRIA DAS AÇÕES PROMOVIDAS PELO PROGRAMA UFOP COM A ESCOLA
Autores
LUCAS PATRICIO DE SOUZA (Autor)
Rosa Maria Exaltação Coutrim (Orientador)
Resumo
As discussões sobre a qualidade da educação pública brasileira e as possíveis alternativas para melhorar os índices dos alunos nas avaliações nacionais e internacionais vem mobilizando o campo da formação de professores. A centralidade na formação continuada dos docentes é explicada pela possibilidade de consolidar e ampliar os conhecimentos pedagógicos e apoiar o surgimento de uma maior organicidade nos projetos formativos com a articulação entre instituições de educação superior e de educação básica (DOURADO, 2015). Neste sentido, a Universidade Federal de Ouro Preto, através do Programa UFOP COM A ESCOLA, promove ações de formação continuada desde 2006, atuando em parceria com os municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana, Ouro Preto e a 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, oferecendo cursos de curta e média duração para professores da rede pública. Percebeu-se que pouco se conhece sobre os impactos das ações na região e o objetivo central desta pesquisa foi fazer uma avaliação das ações desenvolvidas articulando estudos teóricos com os dados do arquivo. A metodologia escolhida foi pesquisa documental e bibliográfica e para a coleta de dados foram utilizados os documentos disponibilizados nos arquivos do Programa UFOP com a Escola entre os anos de 2006 e 2016. Os resultados demonstraram que houve mudanças importantes nas ações do Programa ao longo do tempo, partindo de cursos mais pontuais preocupados com o rendimento do aluno e com menor carga horária, para cursos com maior duração e focados na gestão escolar, no pedagogo e na inclusão. Os cursos têm atendido às novas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, que inserem-se num contexto de consolidação de políticas voltadas à inclusão, diversidade e igualdade. Contudo, ainda há pouca distribuição de vagas para os municípios menores, demonstrando a necessidade de expansão dos cursos na região a fim de atingir uma parcela mais significativa dos professores da rede pública.
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