Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Propostas para a disciplina Introdução ao Estudo da História (HIS104)
Autores
LARISSA KARLA GUIMARAES BRANDAO (Autor)
HELENA MIRANDA MOLLO (Orientador)
Resumo
O presente projeto foi criado no início do ano de 2016 e renovado em 2017, atuando em três turmas do primeiro período de História e também em uma turma de estudantes repetentes da disciplina Introdução ao Estudo da História (HIS 104). Auxilia no desenvolvimento da disciplina, propondo reformas de caráter pedagógico, através da elaboração, organização e inserção de materiais didáticos pouco comuns para a graduação, como, por exemplo, música, cinema, fotografia, exposições e performances artísticas. Adota-se uma nova dinâmica de ensino: o conteúdo teórico é abordado e problematizado em junção a uma coletânea de materiais sensoriais, previamente selecionados. O processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os conceitos trabalhados na disciplina são aproximados e relacionados à realidade, ao cotidiano e à zona de interesse dos alunos, adquire uma outra forma, mais interessante, e possibilita apresentar a complexidade que o campo da História possui. Desse modo, nota-se que os discentes são estimulados a formarem um “campo de experiência”, o que favorece o debate, a participação em sala de aula e a compreensão de conceitos complexos. O método conceitual torna-se prático e os alunos são convidados a explorarem as narrativas históricas e o historicismo por meio de diferentes linguagens. Pode-se concluir que o seguinte projeto colabora para o efetivo entendimento da disciplina HIS 104 e possibilita a ampliação dos horizontes das narrativas históricas, além disso, constata-se uma satisfatória elevação no rendimento dos estudantes. A percepção dos alunos é transformada, ocorrendo uma quebra do distanciamento imposto entre teoria e prática, entre abstrato e concreto. Por consequência, a compreensão dos conceitos trabalhados na disciplina de Introdução ao Estudo da História torna-se viva, graciosa, associada ao cotidiano de cada aluno.
Voltar Visualizar PDF