Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Meio Ambiente

Título
"As samambaias saíram do Herbário e querem te conhecer!": uso de uma coleção biológica botânica como ferramenta de educação ambiental em Ouro Preto. – RESULTADOS PRELIMINARES
Autores
ISABELLA FERNANDES FANTINI (Autor)
Viviane Renata Scalon (Orientador)
Resumo
Herbários são coleções biológicas botânicas que abrigam plantas secas e prensadas, coladas em cartolina, chamadas exsicatas. Na UFOP temos o herbário “Professor José Badini” que abriga as coleções mais antigas de Minas Gerais, sendo uma importante fonte histórica da flora regional. Este projeto busca divulgar o conhecimento cientifico e popular sobre “Samambaias”, tema bastante negligenciado na educação formal, e integrar a UFOP às escolas de Ouro Preto em atividades complementares no ensino de ciências. No projeto são oferecidas aos alunos de 7° a 9° ano e ensino médio quatro atividades. Duas teóricas: aula expositiva e apresentação de vídeo que ilustra o contexto histórico das coleções do herbário “Professor José Badini”; e duas práticas: exposição de exsicatas históricas e observação com lupa de mão de samambaias vivas. Com duração média de 1h30, abordamos os temas de: morfologia, ecologia, importância econômica e diversidade da pteridoflora regional. Foram realizados até o momento (1/ago-11/out) a elaboração de plano de aula, apresentação em PowerPoint® e vídeo educativo. Também selecionamos exsicatas e contatamos 15 escolas do município. A intervenção já foi feita em seis colégios, atendendo 187 alunos, entre 13 e 20 anos. Dos visitantes 66% não sabiam o que era o herbário e 72% não tinham interesse sobre o tema “samambaias”. A atividade que os alunos mais gostaram foi a observação das plantas vivas 48%, posteriormente a aula expositiva 27%, exposição de exsicatas históricas 14% e vídeo 11%, confirmando a importância de recursos não convencionais para o estímulo da curiosidade e aprendizado. Cerca de 3% dos alunos consideraram que seu conhecimento sobre o tema diminuiu, 31% que continuou o mesmo e 66% que aumentou, corroborando resultados positivos para a conscientização, sensibilização e mudança de ações da comunidade. Do total de alunos atendidos 3% julgaram a atividade regular, 38% boa e 58% ótima.
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