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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
O Templário, o Sangue e a Honra: pensar o que é a Idade Média através do cinema.
Autores
VITOR AUGUSTO PEREIRA (Autor)
Bruno Tadeu Salles (Orientador)
Resumo
A Idade Média é um dos períodos históricos mais privilegiados como fonte de inspiração para os cineastas (AMALVI, 2001). Sujeitos Históricos como Alexander Nevisk, Joana D’Arc, El Cid e William Wallace – além de uma dezena de personagens criadas pelos roteiristas e propostas como índice daquela época – constituem exemplos dessa inspiração. Os templários Arn de “Arn, o Templário” (2007) e Marshal de “Sangue e Honra” (2009) ilustram esse segundo gênero de personagem. Essa atração que a Idade Média exerce sobre as produções do cinema e a sua tradução por meio da linguagem cinematográfica constituem problemas legítimos, sobretudo se concebemos que é a partir dessa interseção que a maioria das pessoas constrói sua resposta para a seguinte pergunta: “O que é Idade Média?”. Conceber essa atração, que pode ser explicitada através das observações de Cristian Amalvi (2001) e Mark C. Carnes (1996), conduz necessariamente a possibilidade de se construir uma ação extencionista que tenha em vista uma interlocução e uma interação entre o Grupo de Estudos de História Medieval (LEME/UFOP) e setores da sociedade que tenham contato com esse tipo de produção cinematográfica. Tal ação se remete a um processo que associe pesquisa e ensino. Isso enfatiza a necessidade de uma reflexão que considere uma análise fílmica para o início de uma intercessão entre a sociedade e a academia. Esse diálogo entre academia e universidade tem tomado a forma de uma exibição e discussão cinematográficas iniciais no Cineteatro do SESI-Mariana, do filme "Arn, o Templário" - no dia 22 de novembro de 2017. A seguir, postaremos as análises fílmicas na página do Facebook do LEME/UFOP e no canal do youtube. Estamos, também, preparando um encarte que proporcione aos professores do ensino médio e fundamental a realização de uma análise fílmica. Este último produto tem o objetivo de pensar o trabalho docente com o audiovisual como algo além da mera ilustração do passado.
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