Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Materiais Recicláveis como Alternativa de intervenção nas Aulas de Educação Física Escolar
Autores
ALINE ALVES VIEIRA (Autor)
Tatiane Cristina Rodrigues de Freitas (Co-Autor)
Emerson Cruz de Oliveira (Orientador)
Resumo
Na Educação Física Escolar observa-se uma falta de estrutura que vai desde a ausência de materiais didáticos até a precarização de espaço físico. Essa carência de materiais leva o professor a pensar alternativas para o desenvolvimento das aulas. Assim, o material reciclável surge como alternativa, além de despertar criatividade e trazer valores sociais relacionados a reciclagem e à valorização da criação de brinquedos por parte dos alunos. O objetivo desse resumo é relatar uma experiência a partir da construção de brinquedos com materiais recicláveis em uma oficina para os cursos de Licenciatura, e posterior utilização desses brinquedos em uma escola pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto. Na oficina, ministrada por 6 bolsistas que atenderam a um público de 22 pessoas, foram construídos brinquedos como: vai-e-vem (11 unidades), balangadã (22 unidades) e peteca (10 unidades). Na própria oficina os relatos dos participantes foram acessados por meio de questionamentos realizados pelos oficineiros. Essa mesma forma de avaliação se repetiria com os alunos da escola. Os participantes da oficina relataram que a construção e a utilização dos brinquedos os fizeram recordar da infância e de brincadeiras tradicionais, sendo possível também perceber na fala desses sujeitos o desenvolvimento de valores sociais relacionados à reciclagem. Além de confeccionar os brinquedos a iniciativa previa também que os brinquedos fossem levados para as escolas e experimentados pelos alunos. Os alunos das escolas também tiveram as suas reações observadas e foi possível perceber que o brincar com os brinquedos construídos com material reciclável provocou nas crianças uma empolgação maior do que aquela observada nas aulas anteriores. Conclui-se que a iniciativa se mostrou eficaz, pois os objetivos foram alcançados tanto com os bolsistas, quanto com os alunos da escola.
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