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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
O ENSINO DA GEOMETRIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO SOB A PERSPECTIVA DA ALTERNÂNCIA E DA ETNOMATEMÁTICA
Autores
VANESSA DA LUZ VIEIRA (Autor)
Resumo
Esta pesquisa pretende ver quais são as contribuições que a Etnomatemática pode trazer para a aula de geometria na Escola Família Agrícola (EFA), sob a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Na EFA, é utilizada a Pedagogia da Alternância, onde os alunos alternam tempo e espaço de aprendizagem, ao permanecerem 15 dias na escola e 15 dias na família, e utilizam os saberes das suas experiências cotidianas para valorizar a construção de conhecimentos de maneira interdisciplinar. Assim, um ambiente escolar que oferece essas oportunidades para a aprendizagem pode ser importante para o processo de ensino da matemática sob a concepção da Etnomatemática, no qual valoriza as diferentes matemáticas existentes em grupos culturais. Diante disso, a pesquisa foi realizada em uma EFA na Zona da Mata Mineira com alunos do 1° ano do ensino médio, na qual foi utilizado como design Metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados e para coletas de dados, Questionários, Blocos de Atividades, Diário de Campo, Observação participante, Plano de Estudo, Colocação em Comum e Caderno da Realidade, sendo esses três últimos instrumentos metodológicos da alternância. Como referencial teórico foram utilizados a Pedagogia da Alternância, Escola Família Agrícola, Educação do Campo, Fundos de Conhecimento e Etnomatemática, as quais nortearão o estudo. Até o momento já foram realizadas, a pesquisa de campo, a fundamentação teórica, análise dos dados colhidos no questionário inicial através da codificação aberta e axial e a qualificação dessa pesquisa. A partir da análise do questionário inicial, concluiu-se que 91% dos alunos concordaram que seus conhecimentos do campo podem ser utilizados em sala de aula de matemática, o que mostra a relação entre a Matemática e o Cotidiano. Assim está pesquisa está em fase de conclusão e os próximos passos serão a análise dos demais instrumentos de coleta, a interpretação dos resultados, responder a questão de investigação e a elaboração do produto educacional.
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