Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Tutoria Elementos de Cálculo - PETMAT
Autores
BARBARA CRISTINA TOLEDO LIMA (Autor)
Pedro Leonardo Pinto de Souza (Co-Autor)
Cyndi Menezes Pimentel (Co-Autor)
ANA LUIZA FERREIRA CAMARGO (Autor)
Resumo
O primeiro período do curso de Matemática (licenciatura e bacharelado) da UFOP exerce um papel fundamental no nivelamento dos alunos relembrando conteúdos já vistos no ensino médio, como conjuntos e funções. Além disso, todo esse conteúdo é apresentado mais detalhadamente. A disciplina Elementos de Cálculo é lecionada no primeiro período e seu conteúdo um dos principais na construção de uma base sólida de conhecimento, o que possibilita uma maior desenvoltura ao longo do curso. Além de rever tais conteúdos, a disciplina de elementos introduz o conceito de limites, sendo este imprescindível no Cálculo. Apesar de grande parte do conteúdo não ser novidade para os alunos, a defasagem no ensino básico provoca muita dificuldade e, como consequência, um alto índice de reprovação. Com o objetivo de ajudar os alunos que apresentavam um maior grau de dificuldade a conseguirem a aprovação e acompanharem o restante da turma, o PETMAT decidiu criar a Tutoria de Elementos no semestre 2017.1, sendo esta ministrada através de aulas expositivas do conteúdo já visto em sala de aula com o professor. A tutoria consistia em repassar esse conteúdo e esclarecer as dúvidas dos alunos. e esclarecer as dúvidas dos alunos, de modo a oferecer todo o suporte necessário. Os membros do PETMAT prepararam todo o material com o conteúdo da disciplina no formato de apostila, dando ênfase nos conceitos que traziam um maior nível de dificuldade. Os petianos dividiram entre si os dias de tutoria garantindo a participação de todos, bem como o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. A tutoria era ministrada todas as sextas-feiras e cada aula era previamente estudada e planejada. Ao final do semestre os objetivos propostos foram cumpridos e os alunos que mantiveram a frequência, se desenvolveram durante o período e foram aprovados na disciplina. Em geral, para que o projeto cresça, é preciso um maior interesse dos alunos e estímulo dos professores.
Voltar Visualizar PDF