Educação de Jovens e Adultos - EJA: os desafios na evasão escolar

Publicado em: Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Autores
DÉBORA BOGIONI PIRA DE CARVALHO (Autor)
Regina Magna Bonifácio de Araújo (Orientador)
Palavras-chaves
Evasão; Educação de Jovens e Adultos; Narrativas
Resumo
No contexto educacional, sobretudo na trajetória de conquistas dos direitos à educação pelos sujeitos da EJA, é possível vislumbrar diversas razões de ordem social e, principalmente econômica, que concorrem para a “evasão” escolar dentro da EJA. Os desafios e as discussões sobre evasão na modalidade da EJA nas instituições escolares são recorrentes, no entanto, há poucas produções científico-acadêmicas no campo da evasão nessa modalidade de ensino. Citamos, a título de ilustração, alguns autores importantes nessa área e que trazem reflexões sobre a temática como Freire (1982, 2015), Gadotti (2007), Romão (2007), Haddad (2000, 2007), Arroyo (2005) e outros. O desconhecimento acerca das especificidades da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) colabora para a naturalização da evasão de jovens e adultos e/ou, muitas vezes, pela culpabilização do educando por evadir da escola. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo investigar a evasão na Educação de Jovens e Adultos e o cenário escolhido para a realização da mesma são duas escolas estaduais, sendo uma escola na sede e outra na zona rural, no Município de Ouro Preto. O instrumento de pesquisa escolhido para esta investigação é a entrevista narrativa com 06 discentes evadidos da modalidade da EJA, utilizando para a análise de dados o método de análise de conteúdo. Pelas leituras e levantamentos feitos até o momento foi evidenciado que diversos fatores contribuem para a evasão escolar nesta modalidade de ensino, que vão desde a fatores internos de ensino e aprendizagem, como também a fatores externos de ordem socioeconômica, somado ao descompromisso político com a EJA. Desta forma, evidencia-se a necessidade do avanço em pesquisas que possam contribuir com a compreensão das causas da evasão na EJA e, consequentemente, na construção de estratégias que possam reduzí-las.