Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Impactos do alto índice de reprovação na disciplina Cálculo Diferencial e Integral para alunos, professores e a organização da graduação na UFOP
Autores
CARLOS ANTONIO FELICIO TEODORO (Autor)
Dilhermando Ferreira Campos (Orientador)
Resumo
O alto índice de retenção na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I gera inúmeros transtornos para alunos, professores e para a própria UFOP. Por estar presente na grade curricular de todos os cursos de Ciências Exatas, compreender os motivos das reprovações e levantar o real impacto das retenções na organização da graduação é algo importante para guiar as ações da UFOP na minimização de tais problemas. Além do impacto na trajetória acadêmica dos estudantes, as reprovações excessivas em cálculo provocam problemas nos processos de matrícula e ofertas de vagas, sempre pressionados pela alta demanda dos alunos que cursam a mesma disciplina mais de uma vez. O presente trabalho tem como objetivo descrever e organizar os números relativos aos índices de aprovação, reprovação e assiduidade. Além de estar incluso nos objetivos do Pró-Ativa, este trabalho se enquadra no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOP para o período de 2016 a 2025, já que o estudo pode contribuir para a promoção da melhoria da qualidade dos cursos de graduação, subsidiando as ações institucionais posteriores com dados que permitam uma tomada de decisão mais consistente da UFOP para resolver, ou pelo menos mitigar, os problemas causados pelos altos índices de reprovação nas disciplinas iniciais dos cursos de exatas. A metodologia utilizada consistiu da análise do banco de dados fornecido pela instituição e ocorreu entre os meses de Junho e Outubro. Os resultados mostraram a necessidade de medidas imediatas para a redução dos índices além da recomendação de ações para melhoria da utilização dos recursos disponíveis. O desenvolvimento do presente trabalho teve como órgão de fomento o MEC/FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, cujo apoio demonstrou-se essencial para a realização das atividades
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