Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Gêneros jornalísticos como mecanismos de Análise Linguística no Ensino Médio
Autores
ADRIELLY FERNANDA DE SOUZA COELHO (Autor)
Soélis Teixeira do Prado Mendes (Orientador)
Bárbara Azevedo Ferreira (Co-Autor)
Bárbara Ramos Souza (Co-Autor)
Geordane Crepalde Pereira (Co-Autor)
Letícia Sá Oliveira Reis Silva (Co-Autor)
Luana Veloso Tolentino Alvim (Co-Autor)
Resumo
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Letras, subprojeto Análise Linguística no Ensino Médio, coordenado pela professora Drª. Soélis Mendes e supervisionado pela professora Juraci Silva, é desenvolvido na Escola Estadual Dom Silvério e tem como intuito contribuir para o aprendizado da estrutura linguística do Português Brasileiro e seu uso tanto no âmbito escolar, quanto no cotidiano dos estudantes do primeiro ano do ensino médio. Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é significativo que nos apropriemos dos gêneros textuais como ferramentas para trabalhar as quatro habilidades básicas que os PCNs de língua portuguesa norteiam: oralidade, leitura, escrita e análise linguística. É notório que essas práticas discursivas estão entrelaçadas e, como forma de uni-las, a equipe enxergou, na criação de um jornal online, um modo eficaz de tornar o desenvolvimento dessas habilidades mais tangível e de proporcionar uma forma dinâmica de aprendizado, uma vez que os alunos têm a liberdade de produzir seus conteúdos de forma autoral e pública. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi composta de algumas etapas: primeiramente, os bolsistas ministraram aulas expositivas sobre três gêneros característicos do suporte “jornal”, a charge, entrevista e reportagem; posteriormente, orientaram os alunos para que realizassem pesquisas de campo através de entrevistas do gênero oral, uma sobre a realidade dos interesses comuns na cidade de Mariana, como acessibilidade, lazer, segurança pública e turismo, e outra sobre o cotidiano dos estudantes, como seus gostos e extracurriculares. Mais adiante, o material coletado neste trabalho foi transformado em gêneros textuais escritos. Até então, foram lançadas três edições do jornal online intitulado “Gaveteiros de Plantão” entretanto, nesta mostra, vamos focar na última, que teve como objetivo descrever a realidade da cidade de Mariana e dos hobbies dos estudantes.
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