Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Mostra da Pós-Graduação
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes Cênicas
Título |
A MEDIAÇÃO TEATRAL ENQUANTO CAMINHO DE EMANCIPAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA EJA |
Autores |
ANA AMARAL NUNES PEREIRA (Autor) Davi de Olivira Pinto (Orientador) |
Resumo |
A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a relevância da mediação teatral enquanto ação potencializadora da emancipação social de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos. A mediação teatral é compreendida como um conjunto de ações e reflexões que ocorrem antes e depois de uma ida ao teatro. A metodologia utilizada foi inspirada na pesquisa-ação. O trabalho de campo consistiu na realização de atividades teatrais em parceria com a professora de Português e sua turma. Após a fruição mediada de duas apresentações teatrais que se deram no espaço escolar, constatou-se, numa primeira fase da elaboração dos resultados da pesquisa, por meio da análise e interpretação dos dados obtidos, que as ações mediadores contribuíram para a construção de um olhar reflexivo sobre as cenas teatrais assistidas bem como sobre as questões sociais suscitadas pelo contato dos participantes da pesquisa com a cena teatral. |