Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XVIII Seminário de Extensão

Área: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO

Subárea: Educação

Título
Grupo de Estudos sobre Aprendizagem da Docência: Afinal, o que significa “ser professor”?
Autores
FERNANDA LIMA ALVARES DA SILVA (Autor)
Erick Soares Drumond (Co-Autor)
Leina Cláudia Viana Jucá (Orientador)
Resumo
Em tempos de globalização da economia, de super valorização do capital e de disseminação da idéia de existência de uma língua global, o Grupo de Estudos sobre Aprendizagem da Docência (GEAD), cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, nasceu, dentro do espaço da licenciatura em Letras da UFOP, da necessidade de reflexão sobre e ressignificação da profissão docente. Afinal, o que significa ser professor? O que significa ser professor de língua? O que significa ensinar língua em escolas de educação básica no Brasil? E que relações são estabelecidas entre o Brasil e o mundo globalizado a partir da(s) língua(s) que se ensina/aprende na escola brasileira? Esse trabalho objetiva, portanto, apresentar os caminhos traçados pelo GEAD na tentativa de problematizar a formação de professores e o ensino de línguas na escola, e de ressiginificar a profissão docente. Unindo licenciandos em Letras – Língua Inglesa e Língua Portuguesa – professores em serviço, atuantes em escolas públicas de Mariana e Ouro Preto, e docentes vinculados ao curso de Letras da UFOP e de instituições parceiras, por meio de encontros mensais e de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, o GEAD tem se mostrado um espaço profícuo de discussão, reflexão e ação docente. O crescente interesse pelo Grupo, por parte dos licenciandos e dos professores, tanto da educação básica quanto da educação superior, reflete não apenas a necessidade de criação e manutenção de espaços desse tipo, como também a necessidade e a possibilidade de tornar viável a realização de trabalho colaborativo dentro do campo de atuação profissional do professor. O GEAD tem se mostrado, dessa forma, um espaço em que se torna possível criar novos significados para o “ser professor”, revalorizando o docente e a docência, tanto profissional quanto socialmente.
Voltar Visualizar PDF