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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Teoria e Prática no Ensino e Aprendizagem da Conservação de Acervos Museológicos
Autores
LUIS OTAVIO NETO (Autor)
Lia Sipaúba Proença Brusadin (Orientador)
Resumo
A disciplina de Preservação e Conservação de Bens Culturais I e II, parte integrante da grade curricular do curso de Museologia da UFOP, possibilita aos discentes a oportunidade de experimentar a vivência profissional na área do patrimônio cultural, pois, além de abordar o campo teórico, realizam atividades práticas voltadas às ações de salvaguarda de acervos museológicos. Dessa forma, a monitoria realizada pelo discente subsidia o aperfeiçoamento, organização e planejamento do cronograma das atividades da disciplina durante o semestre letivo, de forma a aprofundar os debates teóricos referentes à preservação dos bens culturais e no auxílio do planejamento e desenvolvimento das atividades práticas no Laboratório de Conservação e Restauração do departamento e em trabalhos extraclasse como seminários e os relatórios técnico-científicos. A metodologia empregada durante o desenvolvimento das atividades de monitoria contemplou: encontros com o professor orientador de forma a aprofundar e discutir os textos teóricos, as atividades avaliativas da disciplina e o suporte durante as aulas práticas no laboratório em relação aos tratamentos aplicados pelos discentes aos objetos de estudo. Como resultados e metas alcançados nas ações realizadas na monitoria, temos a participação nas aulas práticas e teóricas e o auxilio nas dúvidas dos discentes regulares da disciplina, o que proporcionou um contato direto com o ensino-aprendizagem. Portanto, a monitoria garantiu a troca de experiências entre os envolvidos, contribuindo para a formação acadêmica dos discentes, difundindo a discussão em torno do campo de conhecimento na área da preservação e conservação do patrimônio cultural.
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