Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Seminário de Monitoria

Área: MOSTRA MONITORIA

Subárea: MONITORIA

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Project Based Learning como metodologia para o ensino de radiojornalismo
Autores
LETICIA MARIA COSTA CALDEIRA (Autor)
Debora Cristina Lopez (Orientador)
Resumo
O trabalho consiste no resultado final da aplicação do método Project Based Learning (PBL) na disciplina de Radiojornalismo no 5º período do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A metodologia de ensino do PBL tem como base um longo período de investigação afim de responder a uma pergunta ou um problema. Inicialmente, os estudantes são desafiados a diagnosticar um problema e, ao longo do período, passam pelo extenso processo de aplicar as informações adquiridas e fazer perguntas. Uma característica do Project Based Learning é a autonomia dada aos alunos: os estudantes tomam decisões e refletem, junto ao professor, sobre o processo de aprendizagem e as questões enfrentadas no caminho da resolução do problema detectado. O método aplicado ao ensino de Radiojornalismo consistiu em dar aos alunos o desafio de detectar um problema nas rádios (tradicionais ou estendidas) com o objetivo de diagnosticar tal questão ao longo do semestre, tendo como resultado uma produção radiofônica que se propunha resolver o problema. Diversas produções surgiram a partir desse processo: podcast de cinema, radiodocumentário sobre os atingidos de Bento Rodrigues e suas relações com o rádio, podcast de lendas urbanas de Mariana, contação de história para crianças, entre outros projetos realizados.
Voltar Visualizar PDF