Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
DESCRIÇÃO DOS ATRIBUTOS DE VALOR DOS MODELOS DE CAMINHÕES CONCORRENTES NO SEGMENTO DE MENOR PESO BRUTO LEGAL
Autores
CLAUDIA PINHEIRO DOS SANTOS FRANCISCO (Autor)
Thiago Augusto de Oliveira Silva (Orientador)
Resumo
O projeto “Descrição dos atributos de valor dos modelos de caminhões concorrentes no segmento de menor Peso Bruto Legal”, pretendia entender as estratégias de competição de montadoras de caminhões atuantes nesse segmento, no Brasil, a partir de seus portfólios de produtos. Esse objetivo foi ampliado para as categorias leves, semileves e médios, considerando o Peso Bruto Total. A partir de pesquisa bibliográfica e de fontes como sites, blogs e opinião de usuários sobre o tema, identificaram-se atributos de valor comuns aos modelos apresentados pelas empresas. O estudo de caráter exploratório realizou-se através de investigações sobre o objeto de estudo, os caminhões, seu usuário final, as montadoras e órgãos reguladores, com informações de 2014 a 2017. Das montadoras de caminhões atuantes no Brasil, foram escolhidas as seis maiores segundo o número de emplacamentos, sendo elas: Mercedes Benz, Man, Ford, Volvo, Scania e Iveco. Os modelos de produtos apresentados e seus respectivos preços praticados foram comparados através de gráficos, clusterizações e identificação dos principais grupos competidores. Ao final, percebe-se o grande número de montadoras atuantes no país e a discrepância de atuação entre elas. As seis montadoras possuem muita diferenciação de seus modelos com um número relativamente baixo de plataformas. Não há segmentação padronizada entre elas. As empresas MAN e Mercedes, líderes em vendas, praticam estratégias semelhantes, com produtos em todos os segmentos e diferenciação dentro das categorias. A Iveco não apresentou resultados positivos, confirmando que a adoção de estratégias não pode ser genérica, e sim, baseadas em estudos e adaptada a cada caso específico. O estudo mostra a importância do planejamento, da pesquisa de mercado, da análise estratégica, a fim de aumentar a possibilidade de sucesso frente aos concorrentes. Contribuíram para a conclusão desse projeto, os professores Thiago Augusto, Sérgio Evangelista e o acadêmico Rodrigo Aponte.
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