Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: II Mostra da Pós-Graduação
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes Cênicas
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Ficcionalização da realidade: a transposição do real noticiado para a cena |
Autores |
BRUNO QUIOSSA CARVALHO (Autor) Aline Mendes de Oliveira (Orientador) |
Resumo |
O presente estudo denominado, Ficcionalização da Realidade: a transposição do real noticiado para a cena, visa a pesquisa sobre o processo da construção cênica no teatro contemporâneo a partir de elementos gerados pelo real factual jornalístico. Partindo da interlocução entre duas áreas de conhecimento, o teatro e o jornalismo, pretende-se com essa pesquisa investigar um processo de criação da cena contemporânea, que busca nas notícias reais, produzidas pelos meios de comunicação, alimento para a construção cênica. O estudo do real e da ficção no teatro, bem como na comunicação são o norte deste trabalho, que busca descrever dois processo de criação vivido pelo pesquisador: o primeiro, na criação do espetáculo Estação dos Passageiros Invisíveis (2014); o segundo, ainda em desenvolvimento, é a criação do espetáculo teatral Terra sem acalanto, com previsão de estreia em 2018. Ambos os processos partem de fatos noticiados que servem de base para a construção dos mesmos. A partir da análise do processo vivenciado em 2014, pretende-se com essa pesquisa a reaplicação do mesmo no processo do espetáculo a se estrear em 2018, cuja a conclusão deste trabalho será a apresentação de um espetáculo, em que as notícias que possuem um caráter grotesco e se encaixam dentro da definição dessa categoria estética servem como alicerce para a criação teatral, afetando desde o trabalho corporal dos atores até a dramaturgia final do espetáculo. Conceitos como Teatralidade e Perfomatividade são o alicerce da pesquisa, que também desenvolve um olhar sobre a figura do jornalista/encenador, a partir da visão sobre o modo de operação de ambos no momento das suas respectivas criações. |