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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Econômicas

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
O mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP) em Minas Gerais e no município de Ouro Preto: comercialização e evidências de prática de conduta anticompetitiva.
Autores
ALEXANDRE GIRALDI (Autor)
Thaís Pinto da Rocha Torres (Co-Autor)
Rosangela Aparecida Soares Fernandes (Orientador)
Resumo
O gás liquefeito de petróleo (GLP) possui características que facilitam a adoção de condutas anticompetitivas. Diante disso, essa pesquisa teve por objetivo analisar a comercialização do gás liquefeito de petróleo (GLP) em Minas Gerais e investigar a conduta das revendedoras no município de Ouro Preto, entre 2010 e 2015. Tal análise pautou-se sob quatro pilares principais: (1) uma análise descritiva sobre a comercialização de GLP em Minas Gerais; (2) análise da evolução da margem bruta de comercialização do GLP em Ouro Preto; (3) observação do Índice Concorrencial de Preços (ICP) e; (4) a correlação entre o coeficiente de dispersão de preços e as margens brutas de comercialização. Os resultados evidenciaram um ICP com média de 0,027% mantendo-se abaixo de 1% durante todo o período. Sabe-se que um ICP abaixo de 1% sugere que os preços estão fortemente alinhados (quase não há concorrência). A respeito da margem de comercialização, observou-se uma queda sútil até abril de 2013, e posteriormente há crescimento substancial. Sabe-se que elevadas ou crescentes margens de comercialização sinalizam ineficiência de mercado, a menos que elas resultem em melhorias na qualidade final do produto. Por último, esperava-se um coeficiente de correlação negativa entre as duas variáveis anteriormente citadas, confirmando assim a presença de cartel, nesse sentido, foram efetuadas três correlações, uma para o período inteiro, uma de janeiro de 2010 à março de 2013 e uma de abril de 2013 a dezembro de 2015, apresentando correlação negativa apenas neste último. Conclui-se que, após abril de 2013 demonstrou-se probabilidade de cartel pelo fato de haver crescimento na margem ao mesmo tempo em que há simetria nos preços dos revendedores, sinalizando tendência a cartelização após esse período. Respaldado sobre os três pontos de análise, pode-se afirmar que há formação de cartel para o período mais recente e mercado relevante em questão
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