Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
DA DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE ÀS RUPTURAS ESCOLARES: um estudo das desigualdades de escolarização em contextos rurais
Autores
ANA PAULA SOUZA DE PAULA (Autor)
Marlice de Oliveira e Nogueira (Orientador)
Resumo
Nos últimos anos, a sociologia da educação vem demonstrando um interesse crescente nas articulações entre território e desigualdade escolar. As pesquisas apontam um efeito importante da vizinhança nas características das escolas e no desempenho dos alunos, assim como também os efeitos da vulnerabilidade social dos territórios na escolarização das crianças e jovens, embora os mecanismos intermediários ainda não estejam sempre bem definidos (BATISTA e CARVALHO-SILVA, 2013, CAMPELO KOSLINKSI, ALVES e LANGE, 2013). O presente trabalho teve como objeto a compreensão teórica das desigualdades de escolarização em territórios rurais e um mapeamento do fenômeno das rupturas escolares no município de Mariana (MG). Esse projeto compõe parte de uma pesquisa mais ampla com dimensão metodológica mista, agregando dimensão quantitativa e qualitativa em que as rupturas escolares serão analisadas em uma dimensão da relação entre escolarização e vida familiar dos estudantes. O presente recorte da pesquisa foi realizado em duas etapas: a) um mapeamento das taxas de distorção idade/série e de evasão escolar no ensino fundamental em territórios rurais no município de Mariana, por meio da análise de microdados oficiais públicos (censo educacional, PNAD e Prova Brasil; e b) uma revisão de literatura sobre o tema distorção idade/série e rupturas escolares, tendo como referência os estudos sociológicos sobre desigualdades escolares e (in) justiça escolar em língua portuguesa. Os resultados da pesquisa demonstram que os índices de distorção idade/série nas escolas rurais são mais altos quando comparados aos das escolas urbanas no município de Mariana. Além disso, o levantamento bibliográfico sobre a temática contribuiu para ampliar o conhecimento sobre os percursos de escolarização em contextos rurais a partir dos estudos contemporâneos do campo da sociologia da educação no Brasil e no exterior e colaborou para tecer o pano de fundo da pesquisa.
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