Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: X Mostra Pró-Ativa

Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA

Subárea: Pró-Ativa

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Cellfie da semana: divulgação científica da Histologia.
Autores
CESAR HENRIQUE PEREIRA (Autor)
Luciana Hoffert Castro Cruz (Orientador)
Resumo
O Projeto Pró-Ativa “Cellfie da Semana: divulgação científica da Histologia é um projeto em continuidade ao projeto pró- ativa “Morfologia Online” que foi aprovado e realizado em 2015 e 2016. O projeto contribuiu para a melhoria do ensino do conteúdo de Histologia através da confecção de material didático complementar aos estudos teóricos e práticos, disponibilizado gratuitamente em ambiente virtual. Devido a invasões virtuais repetidas por hackers, o site www.morfologiaonline.ufop.br teve que ser desativado e optamos, por divulgar o conteúdo no facebook e instagram da professora orientadora e pela plataforma moodle da MINHA UFOP. De maneira a observar a aceitação da publicação do conteúdo nesta plataforma, fizemos experimentalmente a publicação de 60 fotos de lâminas histológicas no microscópio com textos e legendas explicativas. O número de visualizações e “curtidas” ultrapassa a 100, por foto. Isso representa um número significativo e correspondente às expectativas do projeto. Dessa forma, houve a continuidade de postagem das “cellfies ". Houve também a confecção de um produto educacional, o Norteador de Aulas Práticas de Cito-Histologia, que é uma apostila com as fotos tiradas no projeto Cellfie da Semana com texto explicativos, mapas conceituais e exercícios de fixação. Os objetivos específicos e metodologia do projeto Cellfie da Semana envolveram captar imagens de lâminas histológicas, descrever as mesmas e postar semanalmente em redes sociais (Instagram e Facebook), confeccionar aulas extras para fixação do conteúdo teórico e prático, confeccionar roteiro de aulas práticas para facilitar e guiar o estudo prático do conteúdo, disponibilizado na plataforma moodle e selecionar artigos científicos, casos clínicos, objetivando motivar os alunos e conduzi-los a aplicar o conteúdo abordado em sua vivência profissional. Desta forma, obtivemos redução significativa dos índices de reprovação e evasão, por tornar a busca do conhecimento mais acessível.
Voltar Visualizar PDF