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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

Título
Perspectivas culturais hollywoodianas: as influências da Indústria Cultural no meio acadêmico no curso de audiovisual.
Autores
Ingrid Macedo Santos (Autor)
christina rezende rubim (Orientador)
Resumo
Não há um consenso entre os que refletiram sobre o cinema, de seu papel na contemporaneidade. Existindo em seu entorno ideias que enfatizam desde seu aspecto didático em processos educativos, como também se destaca sua dimensão ideológica na construção de uma imagem nacionalista de determinado país. Pode-se experienciar a partir de filmes – principalmente produções estrangeiras à aqueles que o consome – valores e elementos de dimensões da cultura do “outro” através de seu conteúdo como: seu jogo de câmera; os valores éticos e morais das personagens; a trilha sonora; sua narrativa e etc. Aspectos que podem corroborar para um processo de homogeneização cultural no qual tem como ponto de referência países centrais. Segundo Eric Hobsbawm – discutindo os processos de formação da nação – a uniformização nunca é perfeita, mantendo-se ainda uma heterogeneidade. A luz da discussão desse autor, para pensar esse processo de homogeneização cultural proporcionada pelo mercado cinematográfico, essa passagem não se dá de forma integral, mantendo-se ainda a característica heterogênea. Nessa perspectiva objetivo dessa reflexão é discutir a influência do cinema norte americano na cultura brasileira, quais os valores e símbolos ligados à ideia de nação do EUA presentes nos filmes: “Apocalypse Now (1979) de Francis Ford Coppola” e “Sniper Americano (2015) de Clint Eastwood”, de maneira a identificar de qual forma estes simbolismos estariam presente no discurso dos alunos e professores do curso de audiovisual da Universidade de São Paulo (USP). Para isso, inicialmente será feito um levantamento teórico acerca do tema abordado com alguns autores que se propõe a levantar estas questões, entre eles o conceito de Indústria Cultural de Theodor W. Adorno. Posteriormente, por intermédio de depoimentos gravados, pretende-se elaborar um Discuso do Sujeito Coletivo (DSC) de acordo com a metodologia de Lefevre. Esperamos encontrar diferenças ou similaridades substanciais entre EUA e Brasil.
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