Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências da Informação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Práticas de leitura de estudantes: Os hábitos de leitura dos estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia.
Autores
Giulia de Sousa Ferrazoli (Autor)
Helen de Castro da Silva Casarin (Orientador)
Resumo
A quantidade de materiais disponíveis para acesso em meio digital se torna cada vez mais ampla ano após ano. Facilmente se tem acesso a artigos inclusive científicos de revistas tanto nacionais, quanto de revistas estrangeiras o que pode ser de grande benefício para os estudantes. Com todo esse crescimento de fontes de informações, cresce também a preocupação com a apropriação das mesmas, incluindo as práticas de leitura de estudantes e pesquisadores (COSTA; PIRES, 2014)A pesquisa aqui relatada, faz parte de um projeto maior intitulado “Academic Reading Format International Study” (MIZRACHI , BOUSTANY, KURBANOĞLU, DOĞAN, TODOROVA, VILAR, 2016.) O principal objetivo dessa pesquisa é verificar quais as preferências de alunos no envolvimento das leituras acadêmicas. Essa pesquisa está sendo desenvolvida em 36 países e também no Brasil. A metodologia utilizada seguiu uma abordagem quantitativa-exploratória. Para a fundamentação teórica da pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos nas bases: BRAPCI, Lisa, Portal da Capes; Scopus, banco de teses de bibliotecas brasileiras da área de Ciência da Informação dos últimos cinco anos, a respeito da prática de leitura na graduação, dando enfoque aos cursos de arquivologia e biblioteconomia.Para coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico distribuído através de e-mail ao público-alvo: alunos dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia de uma universidade estadual paulista.Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa. Essa pesquisa obteve resposta de 29 alunos de Biblioteconomia e Arquivologia. Analisando as respostas dos alunos, nota-se que grande parte dos graduandos escolhe ler no material impresso, preferencia que fica bem visível em questões como "Preferência por suporte eletrônico" e "Onde são realizadas a maior parte das leituras acadêmicas". A pesquisa continua em andamento e a coleta será estendida a outros cursos de Biblioteconomia e Arquivologia do Brasil.
Voltar Visualizar PDF