Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Outra

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
PROPONDO UM CURRÍCULO TRIVIUM PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA FUNDAMENTADO NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PROPONDO UM CURRÍCULO TRIVIUM PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA FUNDAMENTADO NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA.
Autores
MARCOS PAULO VIEIRA RAIMUNDI (Autor)
Milton Rosa (Orientador)
Resumo
A crescente relevância da Educação Financeira que, nos últimos anos, vem ocorrendo em decorrência do desenvolvimento dos mercados financeiros e das mudanças demográficas, econômicas e políticas. Nesse direcionamento, a educação financeira pode ser trabalhada em salas de aula com os alunos para auxiliá-los no entendimento dos problemas que enfrentam em seu cotidiano, como, por exemplo, com relação às mudanças de hábito de consumo, pois tem o objetivo de torná-los cidadãos conscientes, críticos e reflexivos (ALVES, 2014) Então, o trabalho docente com a educação financeira com os alunos por meio de conteúdos matemáticos visa destacar, principalmente, os temas como produção e consumo, conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática – PCN (BRASIL, 1998). Nesse sentido, o principal objetivo dessa abordagem é desenvolver nos alunos uma consciência crítica e reflexiva que se opõe aos hábitos consumistas cada vez mais acentuados, que pode induzir os seus familiares ao endividamento. Outro objetivo importante é auxiliá-los a terem mais controle de seus orçamentos e melhoraram a sua autonomia financeira. Dessa maneira, esse projeto propõe uma investigação com os alunos doterceiro ano do ensino médio sobre o desenvolvimento da Educação Financeira para a cidadania baseada no Programa Etnomatemática por meio da proposta de implantação e implementação do CurriculoTrivium para a Matemática (D’AMBROSIO, 1999). A pesquisa é de cunho qualitativo. Os dados serão coletados por meio de questionários inicial e final, de três blocos de atividades e diário de bordo do professor-pesquisador. O design metodológico utilizado é a Teoria fundamentada nos dados (GLASER; STRAUSS, 1967), em que os pesquisadores organizam os dados brutos, classificando-os com a utilização de codificações para organizá-los em categorias por meio da condução de 3(três) etapas identificadas como: a) amostragem teórica, b) codificação dos dados (aberta, axial e seletiva) e c) redação da teoria.
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