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Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: II Mostra da Pós-Graduação

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Título
CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autores
RENATA DE SOUZA CAPOBIANGO (Autor)
Luciana Hoffert (Orientador)
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado no DSM-5 (Diagnóstico de Doenças Mentais) como Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando déficits nas dimensões sócios comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Podendo apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência relacionamento social. O ambiente escolar pode se revelar desafiador tanto para o aluno com TEA, quanto para o professor. Para minimizar essas possíveis dificuldades, há necessidade de um ensino adaptado que se baseie em conhecimentos neurocientíficos em relação ao processo ensino e aprendizagem. A presente pesquisa de cunho qualitativo foi realizada na Escola Estadual Santo Antônio, Miraí, Minas Gerais, contemplando os professores do Ensino Fundamental II. Foi realizado um pré-teste com questões de sondagem fechadas e abertas, no qual os professores expressaram seu conhecimento acerca dos seguintes temas: neurociências e educação, características do TEA e Inclusão escolar. A fase seguinte intitulada de aplicação do produto, por meio do minicurso Neurociências e Educação, contendo informações sobre neurociências e educação, inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista, foi apresentado aos professores participantes. Após o minicurso os docentes responderam o questionário de pós-teste. A última etapa denominada de análise de dados com abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo proposta por Bardin. A partir das interpretações dos dados obtidos, foi realizada inferências da contribuição do minicurso, percebeu-se uma mudança de perspectiva em comparação do pré-teste ao pós-teste em relação ao conhecimento e perspectivas sobre os temas abordados. Os professores sujeitos desta pesquisa reconhecem a necessidade de capacitação para o trabalho efetivo de alunos com TEA, então o minicurso vem contribuir para o desenvolvimento profissional destes docentes.
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