Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Educação Física
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Ensaio de sistematização do conteúdo esportes através da capacidade de jogo. |
Autores |
HYGOR CORDEIRO FONTES (Autor) Kaísa Aparecida Campos (Co-Autor) Siomara Aparecida Silva (Orientador) |
Resumo |
As aulas de Educação Física apresentam uma monocultura dos esportes coletivos não respeitando os PCN’s. A dificuldade da sistematização das aulas ministradas para suprir as necessidades desenvolvimentistas dos discentes, fez-se necessário o objetivo do trabalho. O estudo pretende compreender o processo de ensino-aprendizagem da através da coordenação com bola dos estudantes do ensino fundamental de uma rede pública de ensino. O instrumento utilizado no estudo foi o diário de campo, tendo como base as aulas ministradas pelo professor da escola. A Educação Física Escolar (EFE) configura-se como um cenário aberto que possibilita o desenvolvimento de capacidades e habilidades motoras, as quais vão contribuir para a formação de um ser humano ativo e saudável no meio social em que está inserido. Assim, proporcionando um comportamento motor integrado as etapas de desenvolvimento, interação com o meio social e conscientização acerca da importância do exercício físico. Foram observadas 18 aulas de duas turmas do oitavo ano, contabilizando o total de 30 horas. Foi possível perceber que aproximadamente 40% das aulas foram livres, isto é, sem feedback do professor, sem escolha de matérias, espaços ou atividades, decisões a critério do aluno. Feriados, paralizações e eventos contribuíram com a perda de 39% das aulas. Analisou também que 11% das aulas possuíam conteúdos aleatórios, sem relação de uma aula com a outra. Por fim, 10% das aulas tiveram o esporte coletivo. Com isso, percebe-se a necessidade da sistematização do processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento dos alunos. |