Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
PRÁTICAS DE POSTPONEMENT NA INDÚSTRIA VITIVINÍCOLA BRASILEIRA: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DIRECIONAMENTOS PARA PESQUISA
Autores
BARBARA MOREIRA INACIO CARDOSO (Autor)
Karine Araújo Ferreira (Orientador)
Lásara Fabrícia Rodrigues (Co-Orientador)
Resumo
Apesar dos desafios enfrentados pelas empresas do setor vitivinícola Brasileiro e estagnação em termos de crescimento per capita ao longo dos últimos anos, estas têm buscado contínua inovação no intuito aumentar a produtividade e qualidade do vinho fino nacional e de se tornarem mais competitivas diante das marcas estrangeiras. Dentre as várias estratégias para agilizar e flexibilizar os sistemas produtivos e logísticos, está o postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos. Apesar dos 67 anos do surgimento do termo na literatura, verificou-se a ausência de estudos aprofundados sobre os temas no Brasil. Assim, este trabalho tem como objetivo a aplicação do postponement no setor vitivinícola. Para isso, foi realizada uma profunda investigação sobre o setor vitivinícola brasileiro, no intuito de propor possíveis aplicações da estratégia neste setor no Brasil. Optou-se por uma abordagem qualitativa, sendo o método caracterizado como teórico-conceitual, mais especificamente voltado à busca, revisão de literatura e geração de novas teorias sobre a estratégia de postponement no setor. Dentre os principais resultados desta pesquisa, destaca-se a elaboração de uma revisão bibliográfica sobre o setor vitivinícola mundial e brasileiro, e também a apresentação dos principais conceitos relacionados à estratégia de postponement, indicando os tipos; fatores que favorecem a adoção da estratégia neste setor; benefícios e obstáculos à sua aplicação. Por fim, cabe ressaltar que foram identificadas poucas publicações que tratam especificamente de aplicações da estratégia de postponement neste setor, sendo a maioria internacional e apenas uma, no país. Adicionalmente, os trabalhos encontrados abordam principalmente a postergação de embalagem e rotulagem. Assim, estudos adicionais poderiam verificar a adoção da estratégia em outras atividades, como parte da manufatura final do vinho.
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