CONTATO:
sext@ufop.edu.br
A Extensão Universitária é definida como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012). A experiência extensionista é indissociável das práticas de ensino e de pesquisa (Constituição da República, 1988), sendo que ela colabora para a formação integral dos/as estudantes e para a construção de novos conhecimentos, bem como de novas formas de conhecer. Na medida em que colabora na problematização da sociedade, segundo perspectivas diversas, a extensão cria oportunidades para que as universidades públicas cumpram suas funções sociais. Docentes, discentes e técnicos/as administrativos/as são estimulados/as a trabalhar questões que emergem de suas áreas de conhecimento e das experiências vivenciadas em diferentes contextos da sociedade.
O Seminário de Extensão e Cultura (SEXT + C), organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), ocorre anualmente no Encontro de Saberes. Seu objetivo principal é compartilhar as experiências das ações de extensão e cultura realizadas pela comunidade acadêmica da UFOP. O evento oferece um espaço para interação, avaliação e diálogo sobre as ações de Extensão e Cultura desenvolvidas ao longo do ano, promovendo o crescimento da Extensão Universitária na instituição.
Em 2025, no 26º SEXT + C, as ações serão apresentadas nos formatos de pôster, apresentação oral, cultural e exposição. Todos os projetos e cursos de extensão registrados na PROEX e com atividades desenvolvidas entre agosto de 2024 e julho de 2025 devem, obrigatoriamente, apresentar seus trabalhos.
Cronograma:
Submissão resumos |
25/08 a 30/09/2025 |
Primeiro parecer resumos |
15/10/2025 |
Período para adequação dos resumos |
16/10 a 21/10/2025 |
Parecer Final |
Até 31/10/2025 |
NORMAS DE APRESENTAÇÃO
Quem deve participar:
Somente devem apresentar seus trabalhos no SEXT + C os projetos e cursos de extensão registrados na PROEX que realizaram atividades entre agosto de 2024 e julho de 2025.
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Trabalhos de extensão de outras instituições de ensino NÃO serão aceitos nesta edição.
Inscrição e submissão de trabalhos:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição/cadastro através do endereço https://www.encontrodesaberes.ufop.br/cadastro.php. Após a realização da inscrição, é possível submeter o resumo do trabalho, que será avaliado previamente.
Os trabalhos aprovados serão apresentados, a priori, no formato de pôster.
A PROEX abrirá, a posteriori, consulta para saber se existem trabalhos que desejam ser apresentados no SEXT nas modalidades "comunicação oral", “cultural” e “exposição” (as vagas serão limitadas por questões de disponibilidade de espaço e estrutura física).
O/a autor/a que submeteu o resumo deve ser o responsável pela apresentação no evento. Em caso de impossibilidade, a mudança do/a apresentador/a deve ser informada antes do início do evento.
Somente projetos e cursos de extensão com registro na PROEX que realizaram atividades entre agosto de 2024 e julho de 2025 devem apresentar seus trabalhos. Caso sua ação não conste na lista de habilitados, entre em contato pelo e-mail sext@ufop.edu.br.
O/a autor/a que submeter o trabalho é responsável pela correta inserção dos nomes de todos/as os/as autores/as. Nomes não cadastrados não serão incluídos nos certificados.
Como submeter o RESUMO no SEXT + C:
Os/as participantes devem preencher o formulário de inscrição e submeter um resumo de sua ação extensionista no site do Encontro de Saberes.
O resumo deve ser um texto original, com no mínimo 1.300 e no máximo 2.000 caracteres (sem espaços), e obrigatoriamente conter:
Introdução;
Objetivo;
Metodologia;
Resultados obtidos;
Conclusão.
Resumos que não incluírem todos esses itens serão devolvidos para adequações.
Autores/as e coautores/as são responsáveis pela revisão ortográfica do resumo antes da submissão.
A avaliação dos resumos levará em conta os objetivos, metodologia, resultados alcançados e conclusões baseadas nos resultados.
O resumo a ser submetido deve trazer o que foi realizado na ação e não o resumo submetido no SGE.
Formato de Apresentação Pôster:
Os trabalhos aprovados devem ser apresentados, presencialmente pelo(s)/a(s) autor(es)/(as) em formato de pôster impresso (dimensão: 120x90 cm).
Os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora e informados no site do evento.
Formato de Apresentação para comunicação oral, cultural e exposição:
Será informado posteriormente, via e-mail dos/as autores/as dos trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora.
Certificados:
Serão emitidos certificados apenas para os/as autores/as cujos trabalhos forem efetivamente apresentados no evento.
O/a autor/a responsável pela submissão do trabalho deve inserir corretamente os nomes dos/as autores/as. Nomes não cadastrados não serão incluídos nos certificados.