Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: História
Título |
PRÁTICAS DE CIÊNCIA E ESCRITA DA HISTÓRIA: A RELAÇÃO ENTRE CULTURA CIENTIFICA E CULTURA HISTÓRICA NA SEGUNDA METADE DO OITOCENTOS BRASILEIRO |
Autores |
ANA TERESA BARROSO DE SOUSA (Autor) HELENA MIRANDA MOLLO (Orientador) |
Resumo |
A pesquisa está inserida no âmbito da história das ciências e trata da circulação do saber científico; assim, a metodologia utilizada se define pelo levantamento das especificidades na mobilização, pela ENOP e pela EMOP, dos temas relativos ao saber científico. O levantamento foi feito a partir das provas da Enop e das grades da Emop, durante a decada de 1870. O produto, um esboço ou formas de contribuir para o desenho do que foi cultura científica a partir da cultura escolar. A segunda parte da pesquisa se destinou ao levantamento dos mesmos elementos mobilizados, antes, nas instituições mineiras, na grade do colégio Pedro II. O final da pesquisa mostrou como se dava a circulação dos temas nas instituições. Procurou-se comparar as instituições e ampliar o desenho esboçado na primeira parte. A cultura histórica participa desse desse delineamento, através da compreensão e uso do passado e organização do que é a historicidade nos temas científicos, incluindo-se na cultura científica. A pesquisa está inserida no âmbito da história das ciências e trata da circulação do saber científico; assim, a metodologia utilizada se define pelo levantamento das especificidades na mobilização, pela ENOP e pela EMOP, dos temas relativos ao saber científico. O levantamento foi feito a partir das provas da Enop e das grades da Emop, durante a decada de 1870. O produto, um esboço ou formas de contribuir para o desenho do que foi cultura científica a partir da cultura escolar. A segunda parte da pesquisa se destinou ao levantamento dos mesmos elementos mobilizados, antes, nas instituições mineiras, na grade do colégio Pedro II. O final da pesquisa mostrou como se dava a circulação dos temas nas instituições. Procurou-se comparar as instituições e ampliar o desen |