Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquivologia

Título
Indicadores de Marketing Digital para análise de websites de Arquivos Estaduais
Autores
LUAN HENRIQUE GIROTO FERREIRA (Autor)
Rosângela Formentini Caldas (Orientador)
Resumo
A web sendo caracterizada por novas formas de comunicação e interatividade, é ferramenta essencial vivenciada nos últimos anos para Instituições arquivística permitirem a agregação de uma série de possibilidades para a disseminação e uso da informação em rede. O marketing adapta-se aos meios digitais a fim de potencializar sua conquista ao mercado e satisfazer com melhor precisão as necessidades do público-alvo. Portanto, entende-se que a mídia interativa aliada á indicadores de Marketing Digital em Instituições Arquivísticas agregam estratégias de promoção e disseminação da informação possibilitando uma nova rede comunicativa na web além da possibilidade de retorno financeiro, alcance global, personalização para com o usuário e campanhas que promovam as empresas sem fins lucrativos para a comunidade. Sendo assim, os objetivos da pesquisa é analisar o Marketing digital como ferramenta de disseminação da informação e promoção na área de arquivologia. O estudo enfoca os arquivos públicos do Estado listados através do website do CONARQ. Pretende-se analisar atração digital do website, formatos de interação, conteúdos disponibilizados e personalização através dos serviços disponíveis on-line. A pesquisa é de natureza qualitativa com o método do estudo de casos comparativo de caráter exploratório e descritivo e através da análise bibliográfica de autores como Zeisser e Waitman (1998), buscou-se realizar indicadores que representariam o Marketing Digital direcionados aos conteúdos arquivisticos na web como Atração de usuários, Interação, Conteúdo, Promoção, Personalização e Relacionamento. A influência do Marketing Digital aliado as tecnologias informacionais, podem contribuir para uma disseminação eficaz de todo contexto que abrange a instituição arquivística, além de estender novas formas de vínculos comunicativos com o usuário.
Voltar Visualizar PDF