Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Letras
Título |
AQUISIÇÃO DA ESCRITA E PADRÕES FONOLÓGICOS: INTERFERÊNCIAS, INTERCESSÕES |
Autores |
KARINE GONCALVES MARTINS (Autor) DANIELA MARA LIMA OLIVEIRA GUIMARAES (Orientador) |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo investigar, em um corpus de larga escala de escrita infantil (o corpus e-Labore – Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita), a relação entre a produção escrita e os padrões fonológicos da língua no Ensino Fundamental, de primeiro ao sexto ano. Investiga-se, especificamente, a queda do “r” final em palavras – verbos e nomes – no momento da escrita. Sabe-se que este é um fenômeno bastante frequente na oralidade, todavia pouco se sabe sobre a ocorrência desse fato na escrita. Pretende-se, com essa pesquisa, refletir sobre as relações entre oral e escrito que permeiam o letramento e sobre as hipóteses construídas pelas crianças no momento da escrita. Busca-se, com o subsídio teórico da linguística de corpus e do modelo dinâmico, analisar as produções iniciais dos alunos e contribuir para uma melhor visão do processo de aquisição de escrita por crianças. Resultados preliminares apontam que há uma relação importante entre oral e escrito, mas além disso, conforme aponta Abaurre (1997) há um papel importante do aprendiz na medida em que faz e refaz suas hipóteses sobre o funcionamento da língua. |