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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Ciências Sociais

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Título
O PIBID na formação dos estudantes de ciências sociais na Unesp de Marília no ano de 2015 e 2016
Autores
Alan Remilson Soares dos Santos (Autor)
Maria Valeria Verrisimo (Orientador)
Resumo
Buscando compreender a formação dos professores de sociologia na Unesp de Marília, e o seu desenvolvimento durante o período de 2015-2016. A indagação aqui apresentada vem de encontro com questões que surgem com a minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), a partir da qual me propus à compreensão do processo de formação de docentes em Sociologia vinculado ao Programa no supracitado período. Analisando o processo histórico da Pedagogia Brasileira exposto por Demerval Saviani, vincularei as observações das reuniões do PIBID com as professoras coordenadora e supervisora junto aos bolsistas, baseando-me na teoria de Vygotsky em relação à abordagem Sociointeracionista em sua compreensão sócio-histórica da relação ensino-aprendizagem. Tendo como pano de fundo a formação pedagógica no Brasil e os moldes baseados na educação europeia, com os ideais do positivismo e o presentismo, percebe-se que a formação da educação no Brasil é proveniente de um ideal religioso e se transforma com o tempo. Na concepção de Saviani a pedagogia nacional vem se modificando a partir do processo histórico esquematizado por ele em “História das Ideias Pedagógicas no Brasil” (2008). A alternativa em analisar o PIBID como elemento fomentador para uma formação pedagógica histórico-crítica se dá tendo em vista o processo envolto na construção dos Planos de aulas a serem desenvolvidos nas aulas práticas, considerando, já no processo de formação do professor do ensino básico, uma relação mais direta com o processo de ensino-aprendizagem que visa, além da observação das aulas, a participação enquanto mediador do processo. E com isso entender como o projeto ajuda a forma melhores professores para atuar nas escolas.
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