Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: I Mostra do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência

Área: MOSTRA PIBID

Subárea: PIBID

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Título
Uma abordagem integrada sobre gravidez precoce, métodos contraceptivos e aborto.
Autores
MARIA CRISTINA PEREIRA (Autor)
Hildeberto Caldas de Sousa (Orientador)
Karla Bittencourt Madalena (Co-Autor)
Maicon Jonathan Chaves Costa (Co-Autor)
Resumo
A abordagem e o conteúdo das disciplinas de Ciências Biológicas no ensino médio estão voltados para a preparação dos alunos para exames vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim, faz-se necessário o uso de novas metodologias que não estejam tão ligadas à memorização e sistematização de conceitos. A adolescência é marcada por diversas transformações , sendo aparente a mudança que ocorre no corpo dos indivíduos, alavancada pelo aumento na produção hormonal. Portanto, é fundamental que os alunos compreendam essas mudanças e saibam valorizar e cuidar do próprio corpo. Durante o ensino médio é possível perceber casos de gravidez precoce, que podem comprometer o andamento e continuidade dos estudos. Dentre os fatos que contribuem para isso podemos citar o início prematuro da vida sexual, falta de informação, influência da mídia, violência sexual, entre outros. Outro aspecto preocupante é o fato de muitos alunos não terem um diálogo com os pais a respeito desses temas. Pensando nisso, essa sequência didática destinou-se a alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas, na cidade de Mariana, na qual atuam parte dos bolsistas do PIBID Biologia da UFOP. Os principais objetivos foram que os alunos fossem capazes de compreender a importância do tema, debater sobre a questão do aborto, conhecer os diferentes métodos contraceptivos, além de identificar causas, riscos e consequências da gravidez precoce. Para o desenvolvimento dessa sequência foram utilizadas três aulas de 50 minutos cada, com diferentes estratégias didáticas. Os resultados foram gratificantes, pois os alunos se mostraram participativos, interessados e ativos durante as aulas. Foi possível perceber que muitos deles apresentavam muitas dúvidas sobre os temas, e que realmente não há um diálogo na família sobre essa questão. Outro aspecto importante foi a interação entre os alunos durante as aulas, o que permitiu debates, discussões e reflexões sobre os temas.
Voltar Visualizar PDF