Publicado no Encontro de Saberes 2017
Evento: X Mostra Pró-Ativa
Área: MOSTRA PRÓ-ATIVA
Subárea: Pró-Ativa
Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Título |
A PRÁTICA E A TECNOLOGIA NO APOIO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOMECÂNICA |
Autores |
Simone Cristina Araujo (Autor) Daniel Barbosa Coelho (Orientador) Matheus Henrique Oliveira Martins (Co-Autor) |
Resumo |
Introdução: É evidente que a biomecânica é primordial na formação do profissional de Educação Física tendo em vista possível aplicabilidade no mercado de trabalho. Acredita-se que por meio de um aprendizado prático e dinâmico haverá maior interesse e compreensão por parte dos acadêmicos da Universidade Federal de Ouro Preto, que conta com o auxílio da aparelhagem disponível no LABMEC (Laboratório de Biomecânica). O presente programa presta assistência no ensino da graduação do discente da disciplina de biomecânica do curso de Educação Física, pois o mesmo proporciona auxílio nas práticas pedagógicas, organização para coletas didáticas, pesquisas através de equipamentos disponíveis na Universidade, dentre outras experiências dentro do processo ensino-aprendizagem. Além disso, oferece troca de informações entre vários grupos de Universidades diferentes, para que haja exposições dos trabalhos realizados durante o ano. Metodologia: foram elaborados manuais dos equipamentos de forma a explanar o funcionamento dos aparelhos contidos no laboratório de biomecânica. Deu-se por meio da descrição da instalação (que inclui a conexão dos cabos) até a análise dos dados necessários a serem coletados. A descrição conta com o auxílio de imagens e fotos oriundas do laboratório, no momento da instalação e execução dos aparelhos. Há um manual para cada aparelho em funcionamento no laboratório: dinamômetro lombar e de membros inferiores; eletrogoniômetro; aparelho de eletromiografia; plataforma de força que fora usada principalmente para testes de equilíbrio, todos pertencentes à marca EMG System do Brasil, SP Ltda. Os manuais serão utilizados pelos alunos durante as aulas práticas da disciplina de biomecânica para que apliquem conceitos advindos das aulas teóricas. Resultados e Conclusão: os alunos mostraram boa aceitação pelo material e a aproximação com a aparelhagem aconteceu de maneira eficiente. A aula tornou-se mais motivante e dinâmica com o método proposto. |