Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2017

Evento: XXV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE OURO PRETO
Autores
GUILHERME ROBERTO LOURENCO (Autor)
Siomara Aparecida da Silva (Orientador)
Resumo
O projeto analisou o desenvolvimento das aulas de Educação Física na educação básica de Ouro Preto através da coordenação motora dos estudantes. O Teste de coordenação corporal (KTK) com as crianças do ensino infantil e o Teste de Coordenação com Bola (TECOBOL) foram utilizados. A amostra foi constituída por 231 alunos, sendo 84 alunos do ensino infantil (idade 4,52±0,50), 42 alunos (idade 9,64±0,62) do ensino fundamental I e no ensino fundamental II 105 alunos (idade 3,23±0,82). Nessa amostra por conveniência tivemos algumas turmas em cada etapa compondo o Grupo controle (GC) e outras no Grupo Experimental (GE). As turmas do GC continuaram com as aulas de EFE dadas pelo professor efetivo da escola. As turmas do GE vivenciaram 18 intervenções que foram planejadas, organizadas, estruturadas de maneira a sugerir uma sistematização de conteúdos visando os procedimentos para cada faixa etária. Todas as aulas tiveram o conteúdo registrado em diário de campo. No período que compreendeu as 18 intervenções. No Ensino Infantil houve diferença significativa entre os momentos no momento 1 o GC nas tarefas Trave de Equilíbrio(TE) (80,7±11,3), Salto monopedal (SM) (86,2±9,9) Salto Lateral (SL) (84,4±9,86) e Transferência de plataforma (TP) (79,3±26,0) e GE em TE (79,6±13,6), SM (89,1±16,8), SL (82,2±12,1) e TP (78,6±18,4) apresentou diferença significativa em todos os teste nos grupos e entre os grupos nos testes TE, GC (88,2±10,6) GE (98,3±17,9) e TP, GC (94,3±15,6) GE (100,8±11,2). No fundamental I houve diferença em todos os testes no GE entre os momentos. A análise do fundamental II e do GC do fundamental I ainda não foram realizadas até o momento sendo alcance na continuidade do estudo para indicarmos que as aulas com conteúdos planejados sistematicamente são possíveis e que apresentam resultados positivos na coordenação motora.
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