SEINTER VI Seminário de Internacionalização

O Seminário de Internacionalização (SEINTER) é o espaço do Encontro de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto dedicado à internacionalização. Em 2020, em sua sexta edição, o evento ocorrerá de maneira virtual e contará com apresentações dos estudantes que retornaram da mobilidade acadêmica internacional, além de palestras relacionadas à internacionalização da educação superior.

Um dos principais desafios do intenso processo de internacionalização vivido pelas Universidades Federais refere-se à democratização das experiências adquiridas pelos membros da comunidade acadêmica que tiveram a oportunidade de estudar no exterior.

Considerando que nem todos tiveram ou terão a mesma oportunidade, é importante abrir canais de comunicação onde tais experiências possam ser compartilhadas, tendo em vista a rica troca de informações que pode haver entre alunos que viajaram em uma mesma época, mas para países distintos e com experiências variadas. Também se beneficiam desse compartilhamento de experiências os alunos que pretendem realizar uma mobilidade e os professores e técnico-administrativos que estão envolvidos neste processo.

Em razão dessas demandas e visando ainda otimizar as oportunidades que a Universidade disponibiliza para os seus estudantes, na edição do Encontro de Saberes de 2020, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) organizará o VI SEINTER, no qual todos os estudantes regressos de mobilidade em 2020 deverão apresentar publicamente suas experiências culturais e acadêmicas.

O VI SEINTER contará com uma mostra de vídeos e com Rodas de Conversa. Nos vídeos, os participantes apresentarão sua experiência internacional incluindo informações sobre a Universidade de destino, suas áreas de excelência, sua infraestrutura, os benefícios oferecidos aos estudantes, as possibilidades de estágio, as condições de ensino e as formas de avaliação, as principais dificuldades enfrentadas no exterior e demais informações relevantes para pessoas que estejam interessadas em realizar mobilidade acadêmica internacional. Os vídeos estarão disponíveis na plataforma do Encontro de Saberes durante o período do evento e o público poderá acompanhar as discussões e fazer perguntas aos alunos participantes durante as Rodas de Conversa que serão transmitidas ao vivo.

Cada inscrito será indicado para participar de uma “roda” onde haverá colegas de mobilidade, alunos interessados, professores, especialmente membros de colegiados e servidores técnico-administrativos envolvidos nos processos de mobilidade. Para cada “roda de conversa”, haverá ainda um mediador que conduzirá as discussões de forma a envolver o máximo possível os participantes e a garantir a boa dinâmica do debate.

Durante o SEINTER também ocorrerão palestras sobre temas relacionados à internacionalização da educação superior, com o objetivo de divulgar oportunidades e de discutir sobre o processo de internacionalização da UFOP.

Espera-se, como resultados desse evento, o compartilhamento e a divulgação de experiências e conhecimentos relativos à internacionalização e uma melhor compreensão sobre os pontos sensíveis relacionados à mobilidade, como as práticas pedagógicas, a flexibilização de currículos, o aprendizado de novos idiomas e a importância da diversidade, principalmente considerando o novo contexto global.

Quem deve participar:
Alunos de graduação da UFOP que retornaram de mobilidade acadêmica internacional durante o ano de 2020. Todos receberão e-mail da CAINT com instruções adicionais.

Como se inscrever:
Os estudantes deverão preencher o formulário de inscrição e o questionário sobre a experiência de mobilidade acadêmica internacional no site do Encontro de Saberes.

Formato de apresentação:
Os inscritos no VI SEINTER deverão gravar um vídeo sobre a sua experiência de mobilidade acadêmica internacional e participar de uma Roda de Conversa, ao vivo, com demais estudantes que realizaram intercâmbio e retornaram em 2020.

  1. Sobre o vídeo
    1. Os vídeos deverão ser de curta duração (tipo pitch) e sobre a experiência de mobilidade acadêmica internacional a ser apresentada no Encontro de Saberes 2020. O vídeo pode ser feito utilizando-se celular ou câmera comum, ou mesmo um computador ou laptop.
    2. Conteúdo do vídeo
      1. O vídeo deve ser iniciado com os seguintes dados: nome completo do participante, curso, país de destino, instituição de destino, período em que esteve em mobilidade, programa (ex: BRACOL, BRAMEX, Santander Iberoamericanas, Erasmus+, Convênios Bilaterais, etc). Estes dados poderão ser brevemente falados no vídeo ou apresentados por meio de vinheta editada após a gravação.
      2. As perguntas do questionário preenchido no momento da inscrição deverão ser respondidas no vídeo, de forma a apresentar a instituição de destino, a experiência e no sentido da auxiliar possíveis interessados na experiência de mobilidade acadêmica internacional.
    3. Duração e linguagem do vídeo:
      1. O vídeo deverá estar em formato digital, com a duração entre 4 e 7 minutos.
      2. A linguagem deve ser clara, direta e adequada a um público do âmbito acadêmico.
      3. Vídeos com conteúdo ofensivo ou comercial não serão aceitos e poderão ensejar penalização ao responsável.
    4. Formato e Conteúdo do vídeo:
      1. O vídeo deverá ser produzido em orientação horizontal (paisagem/landscape), com resolução mínima de imagem de 1024 x 768 pixels, com a proporção de 16:9.
      2. Para garantir a qualidade do vídeo, evite ruídos externos, tais como vento e equipamentos em funcionamento, eco, entre outros.
      3. O conteúdo poderá ser narrativo ou descritivo, contemplando apresentações, ilustrações, animações, música dentre outros elementos desde que estejam relacionados à experiência de mobilidade acadêmica internacional e a caracterizem de maneira criativa e informativa.
    5. Após a edição do vídeo e sua inclusão nas plataformas YouTube® e Google Drive, o link do vídeo deverá ser enviado para a Comissão Organizadora do SEINTER 2020 em resposta ao e-mail de instruções enviado aos participantes.
    6. Os participantes deverão seguir o guia preparado com orientações para a gravação, submissão e envio do vídeo. Para acessá-lo, clique aqui.
  2. Sobre as Rodas de Conversa
    1. Cada inscrito será indicado para participar de uma “Roda de Conversa”, que ocorrerá ao vivo, por meio da plataforma Google Meet, durante o período do evento. As Rodas de Conversa serão mediadas por representantes da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) e da Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter) que conduzirão as discussões de forma a envolver o máximo possível os participantes e a garantir a boa dinâmica do debate.
    2. Durante a Roda de Conversa os participantes serão estimulados a compartilhar suas experiências de mobilidade acadêmica internacional, com base nas informações prestadas no questionário submetido durante a inscrição e também responderão a perguntas feitas pelos mediadores e pelo público.
    3. Cada Roda de Conversa terá duração de duas horas. As datas e os horários de apresentação serão definidos pela Comissão Organizadora do SEINTER e informados previamente, via e-mail, aos participantes.
Cronograma SEINTER 2020

Submissão dos questionários e vídeos 24/07/2020 a 09/09/2020*
Data do 1° parecer dos vídeos 09/10/2020
Período para adequações nos vídeos 10/10/2020 a 30/10/2020
Data do Parecer Final 03/11/2020
Disponibilização das datas e horários das Rodas de Conversa A partir de 10/11/2020
Rodas de Conversa 30/11/2020 a 04/12/2020